Nkisi Nkosi suas lendas, quem foi Nkosi, tradição Bantu Angola.


Nkisi Nkosi

É derivado da mesma família como Nkondi diferentemente composto é usado pelo Nganga durante a iniciação de noviços. O termo Nkosi se refere o leão Nkisi do Kongo Ocidental, Nkosi um ser grande é o Nkisi das contendas, Nkisi da guerra que rege as lutas, batalhas e brigas, divindade dos povos Bantu candomblé Angola.

É o Nkisi do ferro energia dos ferreiros e de todos que utilizam esse metal, força da natureza que se faz presente nos momentos de impacto e nos momentos fortes. O sangue que corre em nosso corpo é regido por Nkosi, considerado como um Nkisi impiedoso e cruel, temível guerreiro que brigava sem cessar ele até pode passar esta imagem mas também sabe ser dócil e amável na vida em sua plenitude.

Os lugares consagrados a Nkosi ficam em ar livre na entrada das casas e terreiros, geralmente são feitas em forma de bigorna junto às árvores. Nkosi é representado também por franjas de palmeira ou dendezeiro desfiadas (conhecido como mariwô) são penduradas nas portas ou janelas, representam proteção cortando as más influências e protegendo contra pessoas indesejáveis.

O culto a Nkosi é bastante difundido tanto no Brasil quanto na África, sem sua permissão e proteção nenhuma atividade útil tanto no espaço urbano como no campo podendo ser aproveitada. Nos dias de Kizomba Nkosi deve ser louvado logo após Pambu Njila, um ser voltado a porta abrindo caminho para os outros Minkisi (deuses).

Na África ele é representado por sete objetos de ferro pendurados em uma haste de metal, a importância de Nkosi vem do fato de ser ele um dos mais antigos dos Minkisi, e também em virtude de sua ligação com os metais e aqueles que utilizam. Nkosi uma divindade histórica filho de Nzambi Mpungu, um dos mais velhos um temível guerreiro que brigava sem cessar.

Dessas expedições ele trazia sempre um rico espólio e numerosos escravos, guerreou contra várias Cidades e as destruiu. Saqueou e devastou muitos outros Estados e possuiu as cidades, matou vários reis e comandantes, em uma dessas cidades Nkosi instalou seu próprio filho no trono e regressou glorioso usando ele mesmo o título de rei. 

Por razões que ignoramos Nkosi nunca teve o direito de usar uma coroa, apenas feita com pequenas contas de vidro e ornada por franjas de miçangas dissimulando o rosto emblema de realeza. Foi autorizado a usar apenas um simples capacete de metal que lhe concedeu ser simbolicamente um soldado, até hoje sob o nome de Nkosi o rei guerreiro conhecido no Brasil pelos descendentes da  tradição do Angola trazidos por vários lugares.

Nkosi o mais enérgico dos filhos de Nzambi, Nkosi decidiu depois de numerosos anos ausente voltar para visitar seu filho. Infelizmente as pessoas da Cidade não celebravam o dia da sua chegada, uma cerimônia em que os participantes não podiam falar sob nenhum pretexto, Nkosi tinha fome e sede viu vários potes de vinho de palma mas ignorava que estivessem vazios.

Ninguém havia respondido às suas perguntas, ele não era reconhecido no local por ter ficado ausente durante muito tempo. Nkosi cuja paciência é pequena enfureceu, com o silêncio geral por ele considerado ofensivo começou a quebrar com golpes sabre os potes, logo depois sem poder se conter passou a cortar as cabeças das pessoas mais próximas.

Até que seu filho apareceu oferecendo as suas comidas prediletas como cães e caramujos, feijão regado com azeite de dendê e potes de vinho de palma. Enquanto saciava a sua fome e a sua sede os habitantes da Cidade cantavam louvores onde não faltava a menção. Satisfeito e acalmado Nkosi lamentou seus atos de violência e declarou que já conviveu o bastante, baixou a ponta de seu sabre em direção ao chão e desapareceu pela terra adentro com barulhos assustadores.

Nkosi é o deus do ferro dos ferreiros e de todos aqueles que utilizam esse metal: agricultores, caçadores, açougueiros, barbeiros, marceneiros, carpinteiros, escultores, desde o início do século, os mecânicos, os condutores de automóveis ou de trens os reparadores de velocípedes e de máquinas de costura vieram juntar ao grupo de seus fiéis.

Nkosi é único mas dizem que ele é composto de sete partes, frase que faz alusão às sete aldeias hoje desaparecidas que existiam em volta das cidades. O número 7 é associado a Nkosi ele é representado nos lugares que lhe são consagrados por instrumentos de ferro em número de sete, catorze ou vinte e um pendurados numa haste horizontal também de ferro: lança, espada, enxada, torquês, facão, ponta de flecha, símbolos de suas atividades.

Uma de suas comidas preferidas sem sombra de dúvida é o Inhame assado, mas deve-se lembrar e ressaltar que Nkosi também aceita o feijão preto. E nada melhor que agradar nosso Pai tão querido, que vai sempre a nossa frente abrindo todos os caminhos fechados e nos dando soluções, lhe oferecendo uma bela feijoada.

23 de abril o dia que se comemora a feijoada de Nkosi um evento imperdível! Nesta data celebra também o dia de São Jorge, Santo este que é cultuado na Umbanda e no candomblé em grandes Nações como Ogum.

Lembrando que após preparar a feijoada quando estiver pronta o primeiro prato a ser servido será de Nkosi, servido em um alguidar e colocado aos seus pés em forma de agradecimento.

É certo que os Nkisi pegam o axé de todos alimentos que oferecemos como oferendas, porém recebem de forma como um agradecimento ou até mesmo em forma de pedidos. Mas para cada oferenda oferecido devemos usar palavras de encantamentos como rezas, evocações e zuelar usar cantigas para nos aproximar quando precisar. Esses são os elementos essenciais e vitais para uma transmissão do axé com o nosso Nkisi 

Características do Nkisi: Nkosi.

Nkosi - Guerreiro impiedoso um Nkisi que não se deixa passar batido mas com um sentimento muito bom por aqueles que o ama, pode passar o tempo mas ele é de perdoar por aqueles que se arrepende do mal que fez. Caso seus filhos não arrependam-se de suas maldades ou esquecer de Nkosi ele pode se vingar.

Nkosi Mavambo - Usa contas azul escuro com vermelho, Nkosi Mavambo um Nkisi que contém energias de Pambu Njila agitado, instável, suscetível e manhoso mas um Nkisi jovem.

Dia da Semana: Terça Feira.
Cores: Azul escuro (Opaco).
Símbolos: Bigorna, faca, pá, enxada, o que vem a ser ferros em forma de ferramentas.
Elementos: Terra, estradas, fogo e ferro.
Domínio: Guerra, progresso, conquista e metalurgia.
Oferendas alimentos: Feijão preto, feijoada, inhame cozido e torrado com azeite de dendê com cebola.

Vídeo com mais explicação sobre Nkosi sua lenda e história, o mais guerreiro edição especial.

4 comentários: