Tirar a mão de Vumbe ou Nvumbe (tirar a mão do falecido) no candomblé.


Mão de Nvumbe.


Mão de Nvumbe, (tirar a mão do falecido), aquele que deu iniciação com feituras batismo e obrigações nos filhos do Nzo (terreiro). Não precisa tirar a mão de Nvumbe das pessoas que fizeram somente, Bori (kibane mutuê), ebós, cortes para qualquer entidade de qualquer pessoa. 


Somente se tira uma mão de Nvumbe quando um filho ou uma filha entrega seu Mutuê (cabeça) para ser raspada, iniciada a feitura de batismo, neste caso há necessidade de tirar a mão de todo axé do falecido, ou seja uma grande necessidade que precisa ser feita.


Maku Nvumbi, Nvumbe, significa fazer a cerimônia para tirar a mão do falecido, é realizada um ano após o Ntambi (após o falecimento, a cerimônia fúnebre). Esta cerimônia é necessária, e apenas realizada nas pessoas que deram obrigações de ano ou iniciadas no candomblé, na prática tirar a mão do morto será como recomeçar um novo axé uma nova história. 


É importante notar que não se aplica a simples frequentadores, clientes, participantes ou Muzenzas do Nzo que não deram suas iniciações. Quando uma pessoa é iniciada por um Tata ou uma Mametu, passa a ter um vínculo vital e um circulo espiritual, uma energia voltada a mão da pessoa que inicio uma obrigação em um Mutuê (cabeça), a mão que transmitiu a energia do axé.


Quando um Tata ou Mametu morre é de extrema necessidade tirar a mão do morto, essa cerimônia é feita por um outro Sacerdote ou Sacerdotisa escolhido pela pessoa, que vai passa por várias sequências. Quais são essas sequências: Rezas, sacrifício de animais, fundamentos ritualísticos, vários tipos de ebós, lavar a cabeça com alguns tipos de aguá onde a cabeça será lavada, e outros produtos que são feitos no ato da cerimônia. 
Somente com esses rituais será tirado a mão de Nvumbe, 


Cuidado pode ser enganado

Cuidado não tira mão de Nvumbe com banho de ervas, folhas, banho de purificação, dessa forma não faz efeito, cuidado para não ser enganado.

Caso a pessoa permaneça com a mão de Nvumbe não pode fazer nada no Nzo, participar de atos ritualísticos, obrigações, feituras, limpar animais dos sacrifícios e participar de sacrifícios de qualquer bicho, rezas, acender vela, não pode colocar a mão nenhum tipo de trabalho (rituais). O morto ele consome todo a energia das pessoas que foram equivocadas para os atos requeridos. Ou seja quem estiver com a mão de Nvumbe se pegar algo o morto ele consome tudo.
 
Caso esteja com a mão de Nvumbe ter muito cuidado, não pode fazer nada na sua própria cabeça tipo obrigações, qualquer ato de ritual que venha ser com Menga (sangue) e alimentos de oferenda. O Nvumbe ele toma a frente e se alimenta de tudo que você fizer, você estará alimentando o morto, e pode dificultar na hora de retirar a mão do Nvumbe de sua cabeça.

Em algumas necessidades pode até precisar ser raspado para este ritual, mas isso não quer dizer que o filho ou a filha ou até mesmo pessoas de cargo, irão perder sua idade seu tempo de história com Nkisi, suas idades serão mantidos, essa cerimônia para ser feita somente com o responsável no ato que vai verificar, para poder retirar a mão do morto.

A realização de tirar a mão do Nvumbe somente com um ritual de cerimônia, é muito importante e permite que quem foi raspado possa assumir em plena atividade com sua força ativa de continuar suas atividades em um outro Nzo, a sua evolução um novo caminho. A palavra e o termo Vumbe, Nvumbe e Nvumbi é usada e pronunciada do dialeto Bantu Kongo Angola.

Consequências

Quais são as consequências que uma pessoa pode ter sendo raspada, rituais ou feito trabalhos por uma pessoa que esta com a mão de Nvumbe.

Tudo volta ao contrário nada da certo tudo da errado, quando se faz qualquer trabalho realizado com uma pessoa que tem mão de Nvumbe. Pode prejudicar a vida da pessoa e causando problemas mentais e mal à saúde.

Caso seja raspado ou feito obrigações de ano, o caso fica ainda pior, terá que também retirar a mão de Nvumbe, e tudo que foi feito perde e terá que refazer tudo novamente.

Vídeo com mais explicação sobre tirar a mão de Vumbe ou Nvumbe edição especial.

21 comentários:

  1. Ogan e ekedi também tira a mao de vume

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...como vai. Sim qualquer filho que tomou obrigação e passou pela raspagem precisam tirar a mão de Nvumbi. Só é tirado após um ano depois.

      Excluir
  2. Mas quem tem só um bori,e necessário tira mao de vume .neste caso o que tem que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bori não precisa, só quem foi iniciado.

      Excluir
    2. Olá boa noite espero poder ajudar:
      Bori poder ser feito em qualquer pessoa que esteja com problemas de saúde é bom para abrir caminhos. Não precisa ser iniciado no Santo ou seja Raspado para ser feito um Bori. Duvidas procure alguém responsável para lhe ajudar

      Excluir
  3. Boa noite !..... por favor o Senhor pode me indicar uma Pessoa em São Paulo para tirar Mão de Vume ?

    ResponderExcluir
  4. Sou Ekede obrigada tenho que tirar a mao de vume

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...Qualquer pessoa que passou pela mão do falecido sendo filhos, e de cargo precisam tirar a mão de Nvumbi, mas somente quem passou pela raspagem.

      Excluir
  5. Bom dia, tenho 23 anos de santo. Minha navalha faleceu, e não tive a mão de vume tirada. Atualmente estou preste a tirar, e gostaria de saber por quais rituais deve ser feito, além de tirar a mão de vume, tem que tomar obi ou bori? ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem...Mão de Vumbe é um ritual que passa por diversas seções, esse rituais você pode sim se informar melhor e tirar suas duvidas com responsável do terreiro para lhe ajudar

      Excluir
  6. Tomei obrigação de 7 anos e o pai de santo morreu preciso tira a mão do pai falecido o pai que me fez está vivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como vai..! Sim precisa tirar a mão do falecido devido ele ter colocado a mão em sua cabeça e deu OBRIGAÇÃO. Espero poder ter ajudado em resumo.

      Excluir
  7. Boa noite sou ogan fui feito com um pai de santo e minhas obrigações foi feito com outro gostaria de saber se preciso tira a mão do pai de santo que me deu as obrigações porque ele faleceu

    ResponderExcluir
  8. Olá boa noite...Se caso suas obrigações foram feitas com outro Zelador ele foi o último e faleceu, sim precisa tira a mão de Vumbe mesmo caso o que fez os primeiros esteja vivo precisa tirar ok....Espero ter lhe ajudado.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite. Quantos dias levam para o preceito de tirar a mao de vume?

    ResponderExcluir
  10. Precisa raspar a cabeça denovo pra tira mão de vum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como vai, depende muito de cada situação somente o Nkisi que rege sua cabeça quem vai dizer se precisa ou não.

      Excluir
  11. Uma pessoa qua nao tirou mão de vumbe abriu um casa de axe e esta fazendo todos os atos nos filhos, rapagem, bori etc... qual prejuízos esses filhos podem ter? Essa mesma pessoa não deu a obrigação de 7 anos. Fiz bori e assentamento com esse pai de santo e mesmo despachando as coisas e tomando ebó nao sou a mesma, tentei me matar varias vezes e a cada mês estou piorando, vivo internada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite...Nesse caso em resumo quem fizer qualquer ato com essa pessoa que está com mão de Nvumbe, está com a mão do morto, ninguém prospera e perde todo axé, pode ter problemas de saúde, nada dá certo tudo errado, o morto ele suga tudo que puder de quem passou com essa pessoa que não tirou a mão de Nvumbe. Quem raspou por ele vai precisar tirar a mão de Nvumbe, agora borí e ou outros trabalhos precisam passar por um ebó egum.

      Excluir