Muzenza os 21 dias de Indemburo (ronkó), e informações do ritual.


Venho explicar nesta postagem um dos fatos importantes nos cultos do candomblé Angola, para informar e garantir a todos que precisam de explicações, entendimento, conhecimento e poder entender a origem destes cultos ritualísticos. Apenas oferecendo alguns resumos com entendimento sobre o candomblé Angola tão querida e respeitada por muitos.


Recolhimento dos 21 dias para o nascimento, a feitura, raspagem e orô. Quais são as necessidades perante este recolhimento e a prática deste ritual tão importante.


O filho ou filha que chamamos de Muzenza, que já confirmado com um jogo de búzios com seu Tata ou Mametu, sabendo da sua história com seu Nkisi e acompanhando as tarefas e cultos de cerimônias e fortalecendo o seu grau de incorporação, e estará apto para o recolhimento para feitura.
O Muzenza confirmado rodante, aquele que tem o dom da incorporação, é marcado um ritual de bolonãn (aquele que bola no chão, para o batismo e raspagem). Será celebrada uma cerimônia para poucos consulentes que participaram como testemunhas.


São feitas algumas zuelas (cantigas) para alguns Nkisi, mas somente irá acontecer o bolonãn nas zuelas do Nkisi Tempo. Após cair ao chão será coberto com um pano branco, será suspendido por pessoas de cargos ou por Nkisi pelos quatro cantos do Nzo, apresentado a porta, a cumeeira, Ntoto, as ngomas o pepelê do Nkisi do Nzo, levado para a camarinha (sala de aguardo, descanso). Desse dia em diante são contados os 21 dias de recolhimento, são várias etapas para chegar a faze do ritual maior o nascimento feitura e batismo.


O Muzenza não entra dentro do Indemburo (ronkó) por enquanto somente após, ebó de purificação, ebó exú (kiumbá), ebó Nvumbi (egum), ebó de estrada, ebó nas matas, ebó na cachoeira e ebó de carrego, principal esse ebó de carrego faz no Nzo fica no Tempo, somente despacha quando o Muzenza vai retornar para sua residência já com Nkele (kelê). Feito todos esses rituais o Muzenza passa para dentro do Indemburo.


O Kibane Mutuê (bori) importantíssimo, o que vai prolongar a estrutura de boa saúde ao Muzenza até completar sua obrigação de ano. Nos 21 dias de recolhimento as 04:00 hs: da manhã, faz a primeira oração do dia (oração da manhã), logo após o banho de Maionga (purificação) puro não pode ser colocado aguá quente (quebrar o gelo), é servido café, almoço e janta durante o dia (Nguidia), fazer esses atos durante os 21 dias.


Aproveitar o máximo do tempo para realizar tudo que precisa.

São feitas nesses 21 dias as rezas de grande importância em nossos cultos como rezas do Ingorosí, feita todos os dias as 18:00 hs: após Ingorosí são feitos ensaios com portas fechadas, para que o Muzenza e o Nkisi possam aperfeiçoar para sua grande saída maior. As rezas de Ingorosí são: Muxacá, Tuzir e Séte Quenda, Kibuqui, fundamental no recolhimento, as sextas feira o Muzenza não tem atividades no Indemburo. Temos outras rezas fundamentais usamos em rituais, kibane Mutuê e outras: Rema Kalunga.


O Muzenza de forma alguma pode ter contato com pessoas, apenas por aquela que vai ensinar, educar o Muzenza a Mametu Kusasa (mãe criadeira) nesses 21 dias de recolhimento não pode entrar em contato de forma alguma com a tecnologia. Não pode sair no tempo, ver o Sol, andar sobre o tempo, não pode ter atividades dentro do Nzo.


Após o Muzenza Nguidia (comer, alimentar) almoçar e jantar, reza o Dimbê em forma de agradecimento, o Wunji (mensageiro) do Muzenza participa de algumas atividades no recolhimento, ajuda a preparar os munjilós (fios de conta). Temos uma reza que as vezes o Wunji faz quando esta com Nzala (fome), ele zuela bem alto, a Mametu Jabonãn ou a Kota Rifula prepara o Nguidia para o Wunji.



O preparo da montagem do Muzenza (iniciante não batizado) para se tornar um Mona Nkisi (filho de Santo com feitura).

Os fios de conta vai de acordo com a história do Muzenza, o 01 fio de conta com 07 fios fechado com uma firma e com búzios a cor do seu primeiro Nkisi, aquele que será realizado o batismo, o 02 fio de conta pertence ao 02 Nkisi do Muzenza com apenas 05 fios fechado com uma firma e com búzios, esse 02 Nkisi não monta o assentamento apenas o primeiro que será realizado a feitura.
O 03 fio de conta na cor do Nkisi do seu Tata ou Mametu com 05 fios com uma firma e fechado com búzios, o 04 fio de conta e o ultimo pertence ao pai de todos, Lembá com 05 fios com uma firma e fechado com búzios.


Os fios de conta não podem ser feitas com anzol, ele não pega a energia que os fios precisam, os fios de conta são usados com o cordonê, um fio retorcido resistente próprio para o preparo dos fios de conta e vai consumir a energia adequada.

O mokan, as sendalas, a umbigueira, os contra eguns, os idés (idés grandes, 04 na mão direita e 03 na mão esquerda as cores diferencia com o Nkisi. Fazem parte da montagem do filho o xaorô não usamos em nossos rituais, pertencem a tradição Yorubá Ketu.


Sabemos que um Mona Nkisi tem uma regra para cumprir até sua maior idade, o uso da roupa branca é fundamental. Simples que chamamos de roupa de ração o uso constante dentro do Indemburo nos 21 dias de recolhimento até sua maior idade.


O Orô maior sempre acontece 03 dias antes da saída do Nkisi, o maior acontecimento dos cultos do candomblé Angola, onde o filho terá o seu batismo de grande importância da sua vida longa com uma história grandiosa. Antes do inicio do Orô o Tata ou a Mametu coloca todos os fios de conta, umbigueira, mokan, sendalas, os idés e o kelê no Muzenza. Para esse ritual de colocação necessita de rezas e fundamentos. (Mokan, sendalas, umbigueira, contra eguns e qualquer fio de conta são feitos no Indemburo, não podem ser comprados feitos).


Ele passar a usar todos e nesse momento começa a iniciação das curas (proteção). São feitos rituais com animais e aves de várias espécies, esta é uma das mais belas cerimônias, que temos no candomblé Angola. A saída acontece no 21 vigésimo primeiro dia, a onde o Mona Nkisi terá a saída do seu Nkisi. 

Uma caminhada com grandes sacrilégios, esforços, dedicação, amor e fé mas o importante ter sua história iniciada, para que um dia o Mona Nkisi tenha os mesmo privilégio com sua maior idade de se tornar um Tata ou Mametu.

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