Sabão da costa sua chegada ao Brasil e para que serve.

Sabão da Costa

No início do século XVI, navegadores ibéricos por falta de conhecimento geográfico, passaram a designar genericamente toda a costa atlântica africana e seu interior imediato, como da costa, e naturalmente tudo o que procedesse possuía a mesma denominação ou seja, seria da costa, e isso não serviu apenas para o sabão, mas também outros artigos tais como: pano da costa, pimenta da costa, limo da costa, esteira da costa, etc.


Segundo estudos de diversos historiadores o sabão da costa era importado pelo Brasil desde o ano de 1620. Nessa época ele era procedente de países como Gana e Camarões e principalmente da Nigéria grande produtor. O antigo Daomé e Togo também produziam sabão da costa, era trazido por escravos e seus algozes.


No Rio de Janeiro já no século XX e principalmente a partir dos anos 70 com a chegada massiva de estudantes nigerianos que vieram para estudar em diversas Universidades, iniciou um intenso comércio, não só do sabão da costa como também de muitos outros artigos religiosos. O Mercadão de Madureira sem dúvida é o maior centro difusor, no Brasil no início dos anos 70 poucas lojas o tinham para venda. Devido ás suas propriedades medicinais terapêuticas religiosas, seu uso se tornou mais intenso.


Mas é bom saber e estar alerta, alguns africanos conluio com alguns comerciantes inescrupulosos misturaram sabão da costa legitimo com outro, e como sabão da costa, porém é inferior ao original, embora também seja vendido em larga escala. Nos grandes mercados africanos podemos encontrar geralmente em folhas de bananeira ou até em pequenas bolas em plástico, é o mesmo sabão da costa.


O uso e propriedades do sabão da costa.

O sabão da costa literalmente sabão negro, um sabão negro consistente de origem africana comum em todos os mercados populares em diversos países africanos. Os originais são feitos de forma artesanal com gordura animal, pastoso e faz bastante espuma.


Pode ser associado a ervas secas especiarias azeites, óleos, pós de vegetais, minerais, ossos de diversos animais, sangue de animais, uma infinidade de elementos que os Tatas e Mametus (Zeladores) utilizam para as mais distintas finalidades. Como toda arte mágica ao preparar o sabão da costa temos que ter cuidado ao misturar os ingredientes para que possamos alcançar os melhores resultados. Devemos com atenção conhecer previamente a potência de cada elemento, para sabermos que reunidas produzirão os efeitos desejados.


Para esses resultados que esperamos não é suficiente apenas misturar os elementos. Todo sabão preparado só atingirá seus objetivos se for após a sua finalização, imantado pela poderosa energia do Nkisi que você deseja. A observância da luz solar e da energia lunar fazem a diferença, ao prepararmos o sabão da costa, devemos seguir as indicações como dia hora, etc, ao obedecermos ás indicações estaremos contribuindo e muito com o sucesso da realização da finalidade a que se destina.


Sabão da costa preparado artesanalmente, qual sua afinidade no Candomblé Angola.


O sabão da costa não tira as impurezas como muitos falam, e nem tráz sorte e muito menos saúde, sabemos que existem rituais para essas práticas. Mas o sabão da costa ele complementa quando por exemplo: 


Após um Kibane Mutuê (bori), tomar banho e usa-lo, podemos usar quando um filho ou filha esta recolhido para uma feitura ou obrigações em todo os momentos de preceito usar o sabão da costa (sabonete nestes rituais não são permitidos somente após cumprir os preceitos).


Após ter feito um ebó pode tomar um banho com sabão da costa, ajuda com o preparo de manter o corpo limpo e ter mais axé, quando feito o ritual de ebó. Sabão da costa precisa estar em nossos Nzo (terreiros) ele complimenta a suavidade da limpeza do corpo, para o corpo permanecer seguro e com as energias do axé. 


O sabão da costa está presente no Brasil desde 1620, e seja oriundo de uma mística e secreta fórmula é um produto cujas origens se baseiam no conhecimento hermético de antigos africanos, mas que se produz hoje com avançada tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário