Nkisi, Orixá qualidades, suas diferenças no Candomblé.

Nesta postagem vou informar sobre as diferenças entre Orixás, um culto do Candomblé Ketu, o Nkisi no culto do Candomblé Angola.

Orixás porque qualidade


O Candomblé Ketu é uma das nações que envolve o culto sobre uma designação genérica das Divindades, cultuadas pelos Yorubás do Sudoeste da atual Nigéria, e também de Benin e do Norte do Togo trazidos para o Brasil pelos escravos. Dessas áreas e aqui incorporadas por todo território brasileiro, para seu crescimento religioso no Brasil.
Os Orixás são deuses que correspondem a pontos da força da natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças.


Qualidades são várias formas de conhecer a cada Orixá e como eram vistos, como eram cultuados em várias tribos, cidades em regiões africana. O segredo de ter suas qualidades foi quando os Orixás fizeram seus governos sobre as tribos nas regiões africana, os Orixás passaram por várias cidades e receberam simbólicamente um sobre nome, por suas formas de conhecimento e lhe foram concebidos as qualidades para quase todos os Orixás.


Candomblé Angola uma das tradições que envolve as Divindades, cultuados pelos povos Bantu Kongo, cultuada na África pelos povos de Angola e de Luanda, trazidos para o Brasil pelos escravos africanos, com a chegada dos primeiros navios vindo da África, hoje expandida por todo Brasil.


Da mesma forma que o Nkisi ou Orixá receberam o poder da construção do Mundo e de tudo que nela existe, mostra que nessa parte contém a mesma essência da transformação genética. As histórias são elevadas conforme o culto de suas tradições do Candomblé Ketu e do Candomblé Angola, com seus encinamentos diversos, cada uma separada de cultos distintos. No Candomblé Angola não usamos qualidades com nosso Nkisi, essas modalidades são de uso dos Orixás do Candomblé Ketu.


Vou citar duas formas de qualidades de Orixás, e como entender no Candomblé Angola correspondente a cada um.


Orixá Xangô suas qualidades: Alafim, Afonjá, Aganju, Agodo, Obain, Barú e Airá. Apenas algumas qualidades, mas na cultura do Candomblé Angola apenas chamamos de Nkisi Nzazi.

 
Orixá Oya suas qualidades: Onira, Bagan, Topé, Biniká, Balê, Petu e Egunita. Outro resumo de Orixá com qualidades, nos cultos do Candomblé Angola apenas chamamos de Nkisi Matamba.


Devemos entender que a cultura, os rituais, as Divindades, as formações ligada ao nascimento de um filho, cores das Divindades, cores de fios de conta, ritmos de tocar e dançar, rezas, encinamentos e outros mudam entre uma a outra. Tanto como os povos dos Yorubás tem seus próprios cultos, os povos da cultura Bantu tem seus próprios rituais.


Como um Yao com feitura inicia seu culto no Candomblé Angola


Como havia dito nas explicações acima, Orixá tem a mesma essência do Nkisi, o Yao já com sua iniciação no Candomblé Angola passa a desenvolver toda a cultura Bantu, na sua nova vinda ao Candomblé Angola. Caso for batizado (feitura) com Orixá Ogum, ele passa a ser do Nkisi Nkosi.


Não á nececidade de trocar de Divindade, caso já tenha sua iniciação, a raspagem somente acontece apenas uma vez. Ele passa a dar continuidade com suas obrigações nos rituais do Candomblé Angola, aprimorando sua nova caminhada com uma nova dança, costumes, disciplina, a troca dos fios de conta, e outros, um ritmo totalmente diferente do que aprendeu.
Os rituais das obrigações passam pelos costumes do Candomblé Angola, a Divindade dará sua continuidade com que recebeu, e passa pelos costumes da tradição do Candomblé Angola.


Independente de qualquer nação a um respeito com aquele que precisa buscar o seu melhor, sabemos que quando uma Divindade necessita de bons cuidados eles não procuram sabedoria ou cultos erroneamente. Tanto como Orixá ou um Nkisi procuram lugares que mostrem o certo e aprimoração, eles não escolhem nações apenas o melhor para seu culto.

8 comentários:

  1. Gostei entendi as qualidades dos orixás muito bom axé pra todos parabéns

    ResponderExcluir
  2. O Nkisi Gongobila se assemelha a Ode Inle? Porque raspei congobila e, em vários jogos responde Inle ou Inrile.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Você se iniciou com Nkisi Gongobila, No Candomblé Angola você terá sempre ele em sua vida a iniciação é tudo no Candomblé, logicamente saindo da nação Angola para ir em outras casas a linhagem ou falange são diferentes e responderam a você outros. Por Isso que podem confundir você, nação e preservar cuidar o que foi iniciado no seu mútuê (cabeça)

      Excluir
    2. Porque.ha diferença de ingorossi nas nações Angola

      Excluir
    3. Olá como vai, Yngorossi pode haver algumas diferenças na linguagem ou escrita do dialeto, más todos terão o mesmo sentido.

      Excluir
  3. Oki Ambé Na quatensala

    ResponderExcluir