Um ritual cultuado no candomblé Angola que tem a origem e significado de "fortalecer a cabeça" é um dos rituais mais importante do culto africano por consequência também nos cultos dos candomblés mais conhecido como Bori.
É um dos rituais capaz de tratar da alma e da cabeça de uma pessoa sendo que o fato de dar comida ao Mutuê (cabeça) visa levar para o interior da mesma a força mágica invisível geradora de energias vitais trazendo apenas saúde.
A força que percorre a coluna vertebral levando as energias vitais ao corpo-físico astral e etérico o alcance dos objetivos e o seu eu completo personalidade, caráter, disposição, identidade e temperamento.
O ritual denominado Kibane Mutuê tem por objetivo principal o fortalecimento do nosso Mutuê uma força vital que remove todas as mazelas retirando as doenças mental como nervosismo, preocupações, dores constantes, insônia e outros males que prejudicam a parte física e mental de uma pessoa.
Durante esse ato ritualístico não á necessidade da incorporação do Nkisi quando é feito para um filho rodante do Nzo (terreiro), esse ritual não é realizado com a finalidade do Nkisi da pessoa, mas sim uma celebração a Lembá Dilê e a Mikaia, Pai e Mãe de todas as cabeças.
Essa cerimônia ritualística destinada há alimentação do Mutuê (cabeça) são realizados cânticos, saudações, sacrificios, oferendas, e louvores visando despertar e fluir da força até então ocultas em nós além de servir como súplica aquele que designa os caminhos do destino. Isto é o responsável pelo direcionamento da vida daquele que está sendo subjugado ao ato ritualístico.
Um Kibane Mutuê não significa que um filho ou filha seja feito (feitura de iniciação batismo) ele apenas aumenta sua estrutura mental. Kibane Mutuê não traz forças para o desenvolvimento do Nkisi de um filho muito menos fortalece um Nkisi. O Nkisi já tem suas próprias forças e energias, esse ritual não pode ser confundido com o desenvolvimento de incorporação de uma Muzenza.
Kibane Mutuê a energia ativa dos pensamentos aquele que limpa tudo de ruim nas mentes de qualquer pessoa.
O resguardo preceito
Nesse ritual de Kibane Mutuê após serem feitas todas as tarefas dos princípios do fortalecimento alimentar a cabeça, a pessoa adepta ou seguidores da prática da nossa religião terão 03 dias de preceitos das quais não pode. Primeiro usar roupas de cores preta, cinza, roxa e vermelha somente usar roupas claras se possível brancas.
Não pode comer carne de porco e pimenta, terá que usar contra eguns um em cada braço, não ter relação sexual e beber bebidas alcoólicas.
O Kibane mutuê deverá estar sempre guardado no Nzo por segurança, não pode sair para fora e caminhar com ele nas ruas.
Vídeo com mais explicação sobre Kibane Mutuê (bori) ritual para alimentar a cabeça, edição especial.
Contato para conselhos, explicações, assunto espirituais jogo de Búzios - (11) 951532874 SP - WhatsApp
Nenhum comentário:
Postar um comentário