Mikaia a mãe de todos e dos grandes Oceanos.

 
Mikaia

Nkisi feminino das águas salgadas do Oceano do mar, cultuado no candomblé Angola Bantu. Mikaia senhora das águas, deusa do mar nível mitológico das sereias das grandes mães mitológicas. Juntamente com Ndandalunda se tornam a mãe da aguá, andam neste caminho Nkukueto e até Kissanga (que também é uma sereia), criou os Jinkisi e Minkisi com Nzambi Mpungu.

Nas histórias dizem que Mikaia foi liderada junto com Lembá Dilê e tiveram dez filhos, por amamentar a todos ficou com os seios enormes, impaciente e cansada ela saiu rumo ao oeste e conheceu as grandes terras no Mundo. Envergonhada de seus seios Mikaia pediu a Nzambi que nunca a ridicularizasse, ele concordou porém um dia começou a gracejar sobre seus enormes seios, entristecida Mikaia fugiu.

Desde o nascimento da Terra ela carregava uma garrafa com uma poção que sua mãe lhe deu para casos de perigo. Durante a fuga Mikaia caiu quebrando a garrafa de poção e fez se transformar em um grande rio cujo leito que seguia para o mar. Antes do ocorrido Nzambi que não queria perder Mikaia, transformou grandes montanhas para barrar o curso das águas, Mikaia pediu ajuda ao filho Nzazi e com um raio partiu a montanha ao meio permitindo assim que o rio seguisse para o Oceano.

A majestade dos mares senhora dos Oceanos sereia sagrada, Mikaia é a rainha das águas salgadas considerada como mãe de todos Jinkisi e Minkisi e protetora da família. Chamada também como a deusa das pérolas Mikaia é aquela que apara o Mutuê (cabeça) dos bebês no momento do nascimento.

Essa força da natureza também tem um papel muito importante em nossas vidas, ela que vai reger nossos lares e nossas casas. É Mikaia que vai dar o sentido da família a um grupo de pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto, ela é a geradora e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos transformando num grupo coerente.

Mikaia que proporcionará boa pesca nos mares regendo os seres aquáticos e provendo o alimento vindo de seu reino. Mikaia é a onda do mar o maremoto a praia em ressaca a marola, Mikaia quem controla as marés ela quem protege a vida no mar.

Dia da Semana: Sábado.
Data: 2 de fevereiro.
Metal: prata e prateados.
Cor: transparente.
Partes do corpo: Mutuê (cabeça) inconsciente e equilibro mental cérebro (comanda o corpo).
Comidas oferendas: Milho branco, arroz, manjar branco com leite de coco e açúcar, acaçá branco, peixe de água salgada e bolo de arroz.

2 comentários: