Os quatro elementos a ligação com o Nkisi no candomblé.

O PODER DO IXÍ (TERRA).

A Terra corresponde à figura da grande mãe e ao mesmo tempo como fonte de vida e de ameaças, dela provém os seres vivos para ela que estes retornam. É também chamada de princípio passivo ou feminino. Segundo os mitos sobre o surgimento do Mundo foi o Céu que fecundou a Terra não poderíamos existir da forma que somos sem a Terra. O nosso planeta é simplesmente uma manifestação deste elemento.

A verdadeira energia da Terra existe também dentro de nós em todo o Universo. No candomblé Angola a Terra e os elementos são essencialmente associados aos Jinkisi e Minkisi: Nkosi, Kaviungo, Nzumbarandá, Mutakalambô e Katendê que enfatizam questões sobre ecologia e saúde.

Nkosi - Trás o lado da terra e tem uma personalidade impaciente obstinada e agressiva. É considerado o deus da guerra e da tecnologia, sabendo trabalhar com o metal para a fabricação de máquinas e armas.

Kaviungo - Representa os aspectos negativos da vida e tem uma personalidade tímida e vingativa. É considerado o deus das epidemias e das doenças da pele, conhecendo os mistérios da morte do renascimento e da cura. É considerado o dono das terras pelas coleitas e do plantio.

Nzumbarandá - Representa o poder autoritário e rigoroso de um Nkisi considerado a mais velha de todos. Tem uma personalidade vingativa e mascarada considerada a deusa da lama e dos pântanos. Está constantemente associada há fertilidade às doenças e à morte.

Mutakalambô - O criador das florestas antigas, só admite a caça se for para alimento. Tem uma personalidade intuitiva e emotiva é considerado o deus da caça o protetor dos animais, o patrono do Candomblé Angola.

Katendê - Tem o conhecimento dos segredos das florestas e plantas para fins curativos. Tem uma personalidade instável e emotiva, considerado o deus das folhas, ervas medicinais conhecendo seus poderes para a vida e saúde.

O PODER DA ÁGUA.

No candomblé Angola á água é essencialmente associada aos Jinkisi e Minkisi: Dandalunda, Hongolo e Mikaia que estão diretamente ligados à saúde física ou mental, à fertilidade e abundância.

Dandalunda - Representa o feminino passivo o amor a fecundação e a gravidez. Tem uma personalidade maternal vaidosa e tranquila, considerada a deusa das águas doces do ouro e do jogo de búzios.

Hongolo - Representa o pacto entre os deuses e os homens é um Nkisi masculino. Tem uma personalidade sensível e tranquila é considerado a serpente mais venenosa.

Mikaia - A grande mãe que devido ao seu amor e compreensão não vê os defeitos de seus filhos. Tem uma personalidade maternal complacente e protetora, considerada a deusa dos mares e oceanos por ser a mãe de todos os Jinkisi e Minkisi (deuses e deusas), simboliza a maternidade acolhe todas a crianças rejeitadas.

O PODER DO FOGO.

No candomblé Angola o fogo é especialmente associado aos Nkisi: Pambu Njila, Matamba e Nzazi, que estão relacionados com qualquer processo de transformação.

Pambu Njila - É o emissário responsável pela comunicação deste Mundo com os deuses e deusas. Tem uma personalidade atrevida, agressiva e temperamental considerado o guardião da porta da rua e das encruzilhadas, sendo que só através dele é possível invocar os outros Nkisi.

Matamba - Uma guerreira ativa ela tem uma personalidade impulsiva, imprevisível e perspicaz considerada a deusa dos ventos e das tempestades, sendo a senhora dos relâmpagos considerada dona da alma e dos mortos.

Nzazi - Resolve as questões de justiça e não dá descanso aos que mentem e aqueles que cometem crimes ou injustiças. Tem uma personalidade atrevida e prepotente, considerado o deus do fogo e do trovão, violento e justiceiro ele castiga todos os mentirosos e protege os advogados e juízes.

O PODER DO AR.
 
Lembá Dilê - No candomblé Angola o ar é essencialmente associado á Nkisi Lembá Dilê, embora outros Jinkisi e Minkisi pertençam a este elemento, geralmente envolvido com questões de ética e de bom caráter. Lembá é o Nkisi que trás o princípio simbólico de todas as coisas sendo inabalável na sua autoridade e extremamente generoso na sua sabedoria. Tem uma personalidade equilibrada, tolerante, obstinada e independente considerado o deus da criação, criou a humanidade e gerou muitos Jinkisi e Minkisi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário