Nkisi Kaviungo e Nkisi KongoLuande suas histórias e lendas.


Kaviungo

O Nkisi reverenciado pela cultura da nação do candomblé Angola, sua ligação tem a expressão de origem Bantu Kongo. Muitos o chamam de Kavungo, Kingongo, Nsumbu, Kafungê, Insumbo e Katu. Esses são apenas nomes (não são outros Nkisi), e que nos direcionamos a esta divindade, um único Nkisi que temos a sua ligação é de "KAVIUNGO". Kaviungo foi considerado o Senhor e Rei das terras, é uma divindade da terra o próprio dono, tanto do solo quanto do subsolo.

É considerado junto à sua mãe Nzumbarandá o Nkisi da morte é aquele que faz a transição do espírito que desencarnou é o responsável pela morte dos enfermos. Em época de várias mortes com varíola foi responsabilizado pela morte de milhões de pessoas, sendo conhecido como o Nkisi da varíola.

Kaviungo o responsável pela passagem dos espíritos do plano material para o espiritual, seus filhos são sérios, quietos, calados alegres de vez em quando, ingênuos demais porém espertos e observadores e um tanto teimoso. Seus filhos agem como pessoas idosas são lentos e tem hábitos de pessoas muito velhas, tem muitos problemas de saúde.

Mas assim como Kaviungo pode trazer a doença ele também leva os devotos que lhe atribuem curas milagrosas realizando suas oferendas de pipocas (deburu) em sua homenagem, ou jogando sobre o doente como descarrego. Em alguns Nzo (terreiros) a pipoca são estouradas em uma panelas com areia da praia aquecida lembrando a relação desse Nkisi com Mikaia.

Contam a história que Kaviungo muito doente foi abandonado em um rio perto da praia por sua mãe Nzumbarandá por ele ter nascido com grandes deformidades na pele. Mikaia o criou como filho adotivo o curou das doenças, seu amor materno por ele foi tão grande que ela o criou como seu próprio filho.

Por isso são realizadas oferendas a Kaviungo nas areias das praias do litoral brasileiro, vestido com palha da costa e com contas nas cores preta e branca, Kaviungo aprecia muito o toque Kongo (toques de muzenza) enquanto segura em suas mãos o xaxará um instrumento ritual também feito de palha da costa e recoberto de búzios. Em alguns momentos de sua dança Kaviungo espanta os Nvumbi (espíritos dos mortos) e afasta as doenças com seus movimentos.

Kaviungo também possui uma relação com Matamba e direciona os Nvumbi para o seu reino junto a Nzumbarandá e Hongolo, eles formam a família Daomé, costuma ser reverenciado toda segunda feira. Kaviungo e Kongoluande são os reis da terra, a sua vestimenta é feita de ìko uma fibra de ráfia extraída da palha da costa elemento de grande significado ritualístico usado principalmente em rituais ligados à morte e o sobrenatural, a sua presença pode indicar que algo deverá ficar oculto.

Kaviungo e KongoLuande são representados com roupas e adereços característicos, como um manto que cobre todo o corpo, feito de palha da costa. Ele também carrega o xaxará um tubo de palha.

Compostos de duas partes o filá e o azé a primeira parte de cima que cobre a cabeça é uma espécie de capuz trançado de palha da costa colocado em toda sua volta que passam da cintura o azé. Sua roupa de palha da costa que vai até os pés em alguns casos outros acima dos joelhos, por baixo vai uma calça também chamado de calçolão, que oculta o mistério da morte e do renascimento.

Nesta vestimenta acompanha algumas cabaças penduradas onde supostamente carrega seus remédios. Ao vestir suas roupas nos revela sua importância e ligação com a morte. Sua festa comemorativa são realizadas anualmente, chamamos de Kukuana que se inicia em todo mês de Agosto.

Filho de Nzumbarandá no Brasil a sua origem forma nome e culto na África é bastante variado de acordo com a região, essa variação de nomes em conformidade com a região em alguns lugares se misturam em outros como deuses distintos e confundidos até com Nzumbarandá, o seu parentesco familiar são com Hongolo e Tempo.


KongoLuande

Seu irmão mais novo tem histórias relacionados com o candomblé Angola, a palavra KongoLuande quer dizer: "filho do senhor", já Kaviungo significa "dono da terra". Divindades cultuados na nação Angola sendo que Kaviungo se refere a forma velha, KongoLuande se refere a forma de um Nkisi jovem.

O calor também é uma propriedade de KongoLuande como a febre, o corpo esquentando para expulsar uma doença, é KongoLuande agindo no corpo do ser humano, assim como o calor que vem das profundezas da terra. Por isso todo tipo de sacrifício ou oferenda para KongoLuande deve ser feito durante o dia, nunca a noite quando a temperatura está ainda mais alta.

Seus poderes e as magias de seu culto são usados contra todo tipo de enfermidades, mas particularmente contra as doenças de pele, inflamações, e doenças transmitidas através do ar que possam causar epidemias. Também são usadas para curar pessoas com problemas de convulsão, epilepsia e catalepsia

Kongoluande é o símbolo do senhor das terras, médico e senhor das epidemias e deus da bexiga. Corresponde a pele e assim castiga com as doenças de pele como: dermatose, varíola, lepra e outras. Como estas doenças começam com vômitos tem sob guarda as plantas estomacais e depurativas. 
As doenças são consideradas vulcões, assim como a panela de barro emborcada nos assentamentos simboliza a marca deixada pela doença.

Senhor de tudo que há sobre a terra, é considerado o Nkisi das doenças somente KongoLuande possui o segredo de como curar todos os males. Ele possui o poder de curar e aliviar sofrimentos, mas também pode trazer doenças e epidemias quando desrespeitado.

Características dos Nkisi: Kaviungo e KongoLuande.

Kaviungo - Dono das terras e do plantio trás grandes farturas de alimentos sobre a Terra e para uma boa coleita, suas cores preto e branco usa palha é o mais velho.

KongoLuande - É jovem trás a saúde mas também as doenças veste preto, vermelho e branco e usa palha.

As kijilas: São tangerina, abacaxi e caranguejo.
Suas saudações: Kaviungo mateba kukala kuíza (O pai da ráfia está chegando eu te saúdo)! Kiuá Nsumbo! Pembelê Tatetu Kikongo! (Salve eu te saúdo!).
Dia da semana: Segunda feira.
Suas cores: KongoLuande preto, vermelho e branco / Kaviungo cores branco e preto.

2 comentários:

  1. Bom dia, parabéns pelo Blog, pois é uma iniciativa muito nobre da sua parte ao repartir conhecimentos sobre o Candomblé de Nação Angola.
    Se for possível, gostaria de ter indicações sobre literaturas a respeito da Candomblé de Angola e em especial aprofundar, na medida do possível, o conhecimento sobre Kaviungo e seus camingos ( Katuízo).
    Sei que o primeiro e principal aprendizado se inicia na nossa Casa e com o nosso Tateto e os mais velhos w a vivencia do dia a dia, porém, acredito também que buscar ampliar nossos conhecimentos por meio do conhecimento literário é um recurso válido, levando-se em consideração que estamos inseridos em uma cultura que primasse pela oralidade.
    Desde já, agradeço!
    Iniciei a minha caminhada, no santo, há pouco mais de três eras, apesar de uma caminhada razoável ( quase duas décadas), como médium de Umbanda.

    ResponderExcluir