Nkisi Divindades, deuses no Candomblé Angola.



Quem são Nkisi ? (O ser divino Santo)

O planeta em que vivemos em todo Mundo dos planos materiais se mantém vivos através do equilíbrio entre as energias da Natureza. A harmonia planetária só é possível devido a um intrincado e imenso jogo energético entre os elementos químicos que constituem este Mundo entre cada um dos seres vivos que habitam este planeta.

Uma característica do exercício do candomblé Angola o uso de uma fonte de trabalho destas energias. Vivendo no planeta Terra o homem convive com leis desde sua origem e evolução, leis que mantém a vitalidade a criação e a transformação dados essenciais à vida como a vemos desenvolver a cada segundo. 

Sem essa harmonia energética o planeta entraria no caos o fogo, o ar, a terra e a água são os elementos primordiais que combinados dão origem a tudo que nosso corpo físico sentem, também são constituintes destes corpo. Acreditamos que esses elementos e suas ramificações são comandados e trabalhados por forças espirituais que vão desde os elementais (espíritos em transição atuantes no grande laboratório planetário) até aos espíritos superiores que inspecionam comandam e fornecem o fluido vital para o trabalho constante de criar manter e transformar a dinâmica evolutiva da vida no planeta Terra.

Esses espíritos de força vibratória chamamos de Nkisi usando um vocábulo de origem Bantu Kongo. No candomblé Angola são como os maiores responsáveis pelo equilíbrio da natureza são conhecidos em outras partes do Mundo como ministros ou devas, espíritos de alta vibração evolutiva que cooperam diretamente com Nzambi Mpungu, fazendo com que suas leis sejam cumpridas constantemente.

O uso de uma palavra que significa Pai e Mãe da cabeça o divino Santo (Nkisi), mostra a relação existente entre o Mundo e a matéria (corpo), entre o ambiente e os seres que neles habitam. Nosso corpo tem em sua constituição todos os elementos naturais em diferentes proporções. Além das divindades amigos que se empenham em nossa vigilância e auxílios morais, contamos com uma divindade da natureza um Nkisi pessoal que cuida do equilíbrio energético físico e emocional do nosso corpo físico.

Uma divindade se manifestando em nosso corpo físico somos influenciados pela ação dessas energias desde o momento do nascimento, quando nossa personalidade (a personagem desta existência) começa a ser definida. Uma das energias elementais predomina é a que vai definir de alguma forma nosso arquétipo.

O regente dessa energia predominante definida no nascimento denominamos do nosso Nkisi pessoal o chefe líder Pai ou Mãe. A forma como nosso corpo reage às diversas situações durante está encarnação tanto física quanto emocionalmente, esta ligada ao arquétipo ou há personalidade e características emocionais que conhecemos através das lendas africanas sobre os Nkisi.

Junto a essa energia predominante duas outras se colocam como secundárias no candomblé Angola denominamos de Nkisi Tatetu (Pai) e Nkisi Mametu (Mãe), palavras e tradições Bantu Kongo, respectivamente na suas ordens de influências. Quando uma divindade começa a ter história com seu filho ou filha são necessários cuidados com um Tata ou Mametu de um Nzo para iniciar o seu desenvolvimento, são consultados os pais quando são menores obedecendo à lei do livre arbítrio.

Quando o filho ou a filha inicia o desenvolvimento começa o trabalho de plasmar a forma que essa divindade usará na transformação física. Está tarefa é entregue aos poderosos Jinkisi e Minkisi os seres das criações da natureza, sendo que um deles assume a responsabilidade dessa tarefa, fornecendo a essa forma as energias necessárias para que haja caminho história dento dos cultos do candomblé Angola. 

A partir desse processo o novo ser estará ligado diretamente à vibração original, a força energética primária e atuante desde o seu nascimento. Nesse período os elementais trabalham incessantemente cada um na sua respectiva área partindo do embrião até formar todas as camadas materiais do corpo humano que são moldadas até nascer o novo ser com o seu duplo etérico e corpo denso.

Após o nascimento essa força energética vai promovendo o domínio gradativo da consciência da alma e da força do espírito sobre a forma material até que seja adquirida sua personalidade por meio da lei do livre arbítrio. Essa energia passa atuar de forma mais discreta obedecendo está Lei sustentando e contudo a forma e energia material para continuar a manutenção e a transformação no sentido de manter a existência. 

A cada reencarnação de acordo com nossas necessidades evolutivas a serem cumpridos somos responsáveis por diferentes corpos e para cada um deste nosso corpo podemos contar com auxílio de uma divindade da natureza um Nkisi protetor que nos acompanha desde o nascimento até o fim de nossas histórias.

Normalmente os Nkisi se aproximam do iniciante quando os invocam em todos os rituais do candomblé Angola de modo especial nas iniciações a invocação dessa força e será feita para todos os iniciados quando efetuar sua primeira feitura, meio de atração para perto de si da energia pura do seu energético e das energias auxiliares.

3 comentários:

  1. Boa Noite Pai Mutalengunzo. Makuiu. Gostaria de perguntar lhe uma coisa posso? O que significa a palavra RIA na frase Tata ria nkissi ou Inzo Ria Ngunsu? Obrigado. Seu amigo sumido Celso (de São Roque)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celso boa noite.
      Makóiu no Nzambi, No culto do Candomblé Angola usamos muito o dialeto Bantu Kimbundu, Kongo, Kikongo e outros dialetos , mas referindo as palavras, Ex: Nzo Ria Nkisi Tatetu Gongobila Tradução, Casa De Santo Pai Gongobila. A palavra Ria significa De, Ngunzo significa Sorte. A palavra Nkisi podemos usar como Santo ou deus não todo poderoso, Jinkisi é o plural de deuses ou seja mais que um Nkisi, Minkisi é o plural de deusas mais que uma.
      Axé para você, espero ter ajudado.

      Excluir