Pemba
A pemba tem objetivo permanente com os rituais africanos, mais antigos que se pode imaginar. Fabricada com o pó extraído dos MONTES BRANCOS KIBANDA, é empregada em todos os rituais e cerimônia nas Kizombas, comemoração no Nzo, obrigações, feituras, banho de purificação, reuniões ou solenidades africanas.
Preparados dentro de rituais próprios usando ervas, favas e sementes específicas.
O Pó de pemba alcançam dimensões sutis e extensas, harmonizam, descarregam e energizam os iniciados, os consulentes, o terreiro e qualquer ambiente potentemente.
O uso da pemba nas cerimônias de iniciação de uma Muzenza.
Sacre Lazenza:
Saídas das cores em ordens com uma cerimônia ritualística que consiste em pintar a cabeça raspada e o corpo de um iniciado, com circulos ou pontos e com traços tribais, feitos com a pemba (giz coloridos, ralados em forma de pó, separados as cores em pequenos pratos brancos durante o ritual) com o Atim.
Primeira saida:
Em um Alá branco por cima sem pinturas.
Segunda saída:
Somente na pintura de cor branca (saída de Lembá).
Terceira saída:
São coloridas nas cores do seu primeiro e segundo Nkisi, outra na cor do Nkisi do Tata ou Mametu do Nzo, e com branco na cor de Lembá (sendo quatro cores). Para essa pintura é preparado com um pouco de água.
Depois das saídas das cores cada pintura é removida com um pouco de Maionga, (banho de ervas sagradas).
Ultima saída:
A ultima saída mais esperada a comemoração do Nkisi, o festejo do nascimento de uma longa história entre o Mona Nkisi (filho-a) em sua vida espiritual.
Além disso é muito comum a utilização da pemba para riscar as mãos, os pés dos iniciados, a fim de protegê-los. Em alguns terreiros a pemba ralada pode ser utilizada para determinados rituais. A pemba também pode ser usada para evitar a entrada de maus espíritos e de energias negativas em residências e terreiros.
Pessoas de cargos nos terreiros podem preparar a pemba, Tatetus, Mametus, Kambondos, podem iniciar o preparo da pemba sagrada, com ervas, favas e sementes adequadas para o uso. Somente o TATA\MAMETU tem acesso para utilizar o pó de pemba, o pó branco mais antigo e sagrado do candomblé
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