Tata Pokó, os rituais de sacrifícios no candomblé Angola.


Tata Pokó

No candomblé Angola as obrigações são acompanhadas com matanças de animais e de várias espécies. Esta cerimônia é uma das mais importantes dentro dos preceitos africano Bantu Kongo. São exigidos vários requisitos, por esta razão dentro da organização de um terreiro há sempre uma pessoa de cargo para execultar o ritual, além do Tata ou Mametu que são os responsáveis pelo terreiro temos o pai do corte Tata Pokó que significa pai da faca.
 
É através dele que teremos um bom êxito para o inicio do sacrifício e aceitação por parte do Nkisi. Uma matança mal feita e rejeitada que será entregue para o Nkisi e que vai receber a matança se destina a cobrança do executor caso cometa erros, a cobrança será em dobro ou até mesmo em triplo. Assim podemos avaliar a responsabilidade do executor.

O Tata ou Mametu terão o máximo cuidado ao preparar tudo que vão precisar para a função. Tata Pokó somente pode ter a autorização para fazer parte deste ritual somente aquele que for feito (com batismo) e receber a mão de ser o Pai da Faca, assim ele estará preparado para sua função no Nzo. 
Este cargo é uns dos mais importantes para os rituais de cortes no candomblé Angola. O Tata Pokó precisa conhecer o modo de preparo pelo qual deverá executar a matança para qualquer atividade que será entregue para cada Nkisi com fundamentos e cânticos adequados. É necessário saber qual o animal que será entregue para cada Nkisi, as cores e o sexo correspondente de cada animal, aves e outras espécie.

Tata Pokó tem o direito de fazer todos tipos de cortes, também entoar cantigas e tocar com as Ngomas dentro do Nzo, para qualquer eventual que necessite qualquer afinidade qualquer. Muitas pessoas pensam que pelo fato de ter visto matar algum animal está apta para realizar o mesmo sacrifício. 
E comete erros nessa prática sem saber como iniciar e como terminar e faz sacrifícios a torto e a direito. O resultado é sempre triste, tanto para o executor como para quem deixa induzir por pessoas com irresponsabilidade. Por isso para tais rituais de sacrifício, existem pessoas preparadas que receberam seus direitos para o ritual de matanças.

Tata Pokó precisa ter suas obrigações para poder ser o responsável pelo atos dos rituais do candomblé, o principal é receber a mão de faca para cortes, dentro do cerimonial adequado. Se não tiver recebido a mão de faca não poderá em hipótese alguma executar sacrifícios e muito menos dar mão de faca para alguém. Não pode dar aquilo que não tem ou que nunca recebeu.

Todo aquele que desejar completar as suas obrigações a fim de se tornar de fato um sacerdote, terá que receber tudo que necessita para iniciações dentro do culto no candomblé Angola.

2 comentários: