Organização no Terreiro, respeito e tradição no Candomblé Angola.

Por meios de esclarecimentos vou afirmar alguns pontos principais da nossa cultura no Candomblé Angola que foi passada ao longo do tempo, há mais de um século de tradição. Percebemos que o complexo código de ética relacionado às vestes dos praticantes do Candomblé Angola, está sendo infringido, expondo a nossa religiosidade de forma profana em meio à sociedade. 
O artigo tem por objetivo, esclarecer dúvidas de pessoas que não tiveram o acesso à informação da nossa religiosidade.
As hierarquias das indumentárias e vestimentas do Candomblé Angola, muitos participantes talvez pela falta de conhecimento, estão desrespeitando, não somente os seus mais velhos, mas também as nossas Divindades. Atos tradicionais paramentos do Nkisi em situações que vem se agravando, ao ponto de recriarem os trajes, implantando assim uma nova maneira de vestir o Nkisi e seus filhos. Com o cuidado de não ditar ou impor um código vestuário abaixo, apenas alguns esclarecimentos que comprometem as tradições do Candomblé Angola.

MONA NKISI (Filhos e Filhas).
  • MOKRAN: Uso constante.
  • SENDALAS: Uso constante.
  • YDÉS: Uso constante.
  • ROUPA BRANCA DE RAÇÃO: Até completar sete anos de iniciado, com obrigações tomadas, em todos os momentos a cor branco.
  • FIOS MONJILÓS: Uso constante.
MONA NKISI SEXO MASCULINO:
  • CALÇA DE RAÇÃO: Uso constante.
  • CAMISA DE RAÇÃO: Uso constante.
  • EKETÉ: O uso somente para homens de cargo, não usa torço de forma alguma.
Observação: Não é toleravel usar jeans, roupas de outra cores e etc.

MONA NKISI SEXO FEMININO: 
  • CAMIZU: Uso constante branco.              
  • SAIA DE RAÇÃO: Uso constante (somente usa saiote em féstas ou toques no Terreiro.
  • CALÇA DE RAÇÃO: Por baixo da saia.
  • PANO DA COSTA: Amarrado sobre os seios.
  • TORÇO: Uso constante, simples branco sem abas.
TATA KAMBONDO:
  • CALÇA: Social branca.
  • CAMISA: Social branca .
  • EKETÉ OU BOINA: Somente branca.
Observação: Não é toleravel o uso de jeans, boné na cabeça, roupas de outras cores, etc.

MAKOTA E KOTA:
  • OFIN OU CAFITA COM TORÇO: Makota e Kota não usa saia com anáguas de baiana.
  • PEQUENA TOALHA: É muito raro hoje em dia vermos uma Makota com uma toalhinha para enxugar o rosto do Nkisi.
Observação: O uso do torço com abas somente para Makotas, também podemos dizer que o uso das abas, significa que são feitas, deram sua obrigação.

ADES, PARAMENTAS E VESTIMENTAS DOS JINKISI E MINKISI (NKISI):
  • FILHOS E FILHAS COM NORMAS: Filhos e filhas com menos de sete anos de obrigação não podem de forma alguma vestir a roupa e paramentas do seu próprio Nkisi, quem pode e tem a autoridade é o seu próprio wunji que se manifesta para vestir a roupa e paramentas.
MÁSCARAS:
  • PROIBIDO NOS CULTOS: De forma alguma colocar mascaras no Nkisi, muitos estão enfatizando e estão mudando as nossas tradições, que não é correto mudar e sim respeitar os nossos fundamentos e nossa ancestralidade.
BATA E BAIANA:
  • QUEM PODE USAR: A utilização da bata e baiana é restrita as autoridades femininas do Terreiro, pessoas de cargo, Zeladora Mametu, Mametu Ndenge, Mametu Kusasa e Kota Rifula.
TORÇO - PANO DE CABEÇA:
  • QUEM PODE USAR: A utilização do torço é restrita às mulheres o Zelador Tata não usa torço, o correto eketé. O torço pode ser utilizado por homens, em obrigações internas em que o mesmo está recebendo feitura ou bori.
ABAS:
  •  AS ABAS TORÇO: As abas do pano de cabeça, estão relacionadas as mulheres de cargos no Nzo, uma filha iniciada usa torço sem abas, quando esta com sua Nkisi Mametu usa o pano de cabeça em forma de laço, o filho homem não usa torço, caso seja filho de uma Nkisi Mametu, pode usar o torço em forma de laço mas encorporado.
ALTURA DO TORÇO:
  • TORÇO: A pessoa que usa um torço tem que ter discernimento ao usar o pano de cabeça. O pano de cabeças não é turbante com diversas voltas e de altura desmedida.
PANO DE CINTURA:
  • QUEM PODE USAR: A utilização do pano de cintura é restrito às mulheres.
Observação: O pano de cintura deve ser colocado na altura dos seios, somente quem já tomou sua obirgação até os sete anos, quem recebeu cargo na casa mas não tem sete anos tomado usa o pano somente na cintura.

HOMENS NÃO USAM PANO DE CINTURA:
  • PANO DE CINTURA: Homens de forma alguma usam pano de cintura, essa tradição foi concebida somente para mulheres, o uso correto para pessoas de cargo Tata, Tatetu Ndenge e outros são roupas masculinas, tipo africanas com estilo e beleza, muitos usam richelieu com vários modelos de panos e cores.
FIOS DE CONTA.:
  • AFRICANOS, CORAIS, PEDRAS: Uso exclusivo para pessoas de cargo e zeladores ou zeladoras, dentro dos cultos do Candomblé Angola.
  • BOLAS DE PLÁSTICO: Não pertencem ao Candomblé Angola.
SAIAS:
  • QUEM USA: Uso restrito às mulheres, homens não usam saias.
  • CUMPRIMENTO: A saia deve ser longa, cobrindo o calçolão.
Com muita alegria mantenho minhas tradições corretas dentro do culto do Candomblé Angola, não posso dizer que seja perfeito. Mas em respeito a ancestralidade sigo com orgulho com sabedoria, agradeço ao Nkisi poder sempre buscar os meus fundamentos e aprendizardo. Manter organizado não são para muitos, mas poucos que mantém a dignidade de corresponder os atos espirituais, com nosso Candomblé Angola forte e unido, com respeito, atitude e procurar agir corretamnte, seguindo nossas tradições.

6 comentários:

  1. Excelente esclarecimento para os novos zeladores.as vezes pecam conscientes sabendo dessas informações..mais os que desejam levar a sério suas casas respeitam essas verdades

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    1. Ser Zelador ou Zeladora é muita responsabilidade, em peso que não é fácil lidar. Mas muito bom ser forte poder levar os caminhos do terreiro certos, corretos e sinceros.

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  2. Parabéns e muito obrigada. Abriu minha mente...

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