Ibás e Assentamentos Candomblés Bantu/Angola, Yorubá/Ketu e Daomeano/Jeje.


Ibás e Assentamentos

Nesta postagem vamos falar o que é um Ibá e Assentamento dentro dos conceitos dos Candomblés do nosso Brasil. Ibás são assentamentos que representam há cada divindade no espaço físico no Mundo.

As Nações dos Candomblés não cultuam imagens para representar suas divindades, o que representa á uma divindade é o Ibá, quando olhamos para um Ibá é como se estivéssemos olhando para a própria divindade. 

O assentamento é um fundamento religioso que vem da África, é comum vários povos e etnias como os Povos Bantu (Angola), Yorubás (Ketu), Efon (Jeje), são os principais povos africanos que vieram para o Brasil, e dos quais herdamos suas práticas espiritual africana até os dias de hoje.

Ibás são um conjunto de objetos simbólicos que representam há cada divindade exemplos: Nkisi, Orixás e Voduns, sendo que cada uma tem os seus símbolos, cores modelos específicos e apropriados a cada crença. Acredita-se que o assentamento concentra o axé ou a força espiritual das divindades. Por isso que é usado para cultuá-la e fazer os seus pedidos, trazendo progresso para a vida de quem o possui.

Pessoas iniciados nas religiões da matriz africana somente recebem o assentamento de sua divindade quando são feitas batizadas com as normas de iniciação como a feitura e sua raspagem. Nesse momento o iniciado tem acesso ao seu assentamento que designa sua vida e o Ibá. 

Qual significado do Ibá

As divindades são adequadamente representados por símbolos e grafismos próprios de cada um e por extensão por outros elementos como folhas, arvores, favas e contas. Mas o Ibá é a sua representação mais adequada.

O Ibá é uma manifestação de fé, e por isso é um reconhecimento de nossa fé na religião. De acordo com a metafísica nos Candomblés, para tudo que existe na Terra tem um duplo elemento de ligação entre essas duas porções e um instrumento de concentração de energia. É usado para nos ligarmos às divindades, liga o físico à dimensão espiritual e à dimensão da Terra com o Céu.

O objetivo de um Ibá é potencializar a ligação do filho com sua divindade, o Ibá está vinculado diretamente à uma pessoa. Como já foi dito ele não armazena uma divindade, ele é a ponte de ligação direta entre o Céu e a Terra.

Para ressaltar o Ibá não é a divindade (Nkisi,Orixás ou Voduns), o Ibá representa apenas a ligação entre o espaço espiritual. Sua função não é trazer a divindade para a Terra porque as divindades já estão presentes em nossa vida o tempo todo.

As pessoas que tem seus Ibás no quarto de santo vestem seus Ibás e Assentamentos com suas roupas de cada santo como se fossem o próprio santo. Contudo o Ibá são de acesso muito restrito, de uso exclusivamente para o uso ritualístico, não tem visibilidade pública e ficam guardados dos olhos de todos.

Todos os Ibás e Assentamentos não são iguais, cada um tem suas diferenças mas todos carregam um otá, que é a onde a energia da divindade ou entidade se conectam. O Ibá e Assentamento precisa estar de acordo com o seu "respectivo santo" um otá (principal), obi ou orobô, serve para sacrifícios com menga (sangue de obrigações) a água, cinco idés nas cores correspondente para cada divindade, cinco búzios brancos (abertos) e cinco moedas. Somente a pessoa que será dono do seu Ibá poderá mexer ou um Sacerdote responsável, mais ninguém pode o Ibá é um assentamento totalmente sagrado. 

Ibás assentamentos para YABÁS

Mas o que é uma Yabá? Tal palavra que significa “Mãe Rainha” dialeto Yorubá, antigamente era usada no continente apenas para se referir a Yemanjá e Oxum. Mas quando chegou ao Brasil o termo se estendeu para todas as divindades femininas, na tradição Bantu chamamos de Mametu serve para qualquer Nkisi do lado feminino.

Esses Ibás são todos de louças como bacia, pratos e a sopeira, a parte de baixo vai um quartilhão de barro. O quartilhão de louça somente é usado as divindades Lembá Dilê, Nkassuté Lembá (Bantu). Para as divindades Matamba, Nzumbarandá e Angoroméia o Ibá não seria de louça e sim todo de barro igual como o quartilhão.


Assentamentos para OBORÓ

Oboró é o termo usado para os Yorubás/Voduns usado no candomblé que é chamado de Pai "Rei" nos continentes para designar uma divindade para o sexo masculino. Na cultura Bantu nossos Nkisi masculino usamos o dialeto e podemos chamar de Tatetu, que significa Pai.

Não usamos o termo Ibá mas sim Assentamento e são diferentes das Yabás. Esse assentamento primeiro vem o ferro simbolizando a cada santo, mas bom ressaltar que cada um tem seus próprios assentamentos exemplos, Kaviungo, KongoLuande são cuscuzeiro uma vasilha redonda de barro, com fundo perfurado, Nzazi seria a gamela de madeira e um pilão grande que vai por baixo, cada assentamento é designando ao seu ritual e há cada divindade assim correspondente. 

Nesses assentamentos todos acompanham um otá que é o principal, obi ou orobô, serve para menga (sangue de obrigações) a água, cinco idés, cinco búzios brancos (abertos) e cinco moedas, para completar os assentamentos para todos precisam ter esses itens.

Obs: No Candomblé Angola não citamos Iabás e Oboró como no dialeto Yorubá, na Cultura Bantu no dialeto chamamos apenas de Mametu (Mãe) ou Tatetu (Pai) Nkisi da tradição Bantu Congo.

Cada Ibá e Assentamento é uma representação material e pessoal, simbolizando a captação da energia oriundo da nossa própria natureza, ligado a todas as divindades correspondentes e sempre emanando energias para seus adeptos a crença ao sagrado.

Um assentamento deve ser montado sempre por um Sacerdote como: Tata/Mametu (Angola), Babalorixá/Yalorixá (Ketu) e Doté/Doné (Jeje) que tenham o conhecimento necessário para isso e que saibam como consagrá-los devidamente. Caso contrário será apenas um conjunto de louças sem vida e nenhum valor espiritual.

Os assentamentos de ferro para cada Tatetu Nkisi vão de acordo com suas formas e modelos destinados a cada um, os quartilhões para uso são de barro. Os Ibás podem variar de louça ou de barro, os quartilhões o uso é de barro. Veremos nas descrições abaixo.

Hierarquia dos Assentamentos Tatetu Nkisi Bantu Angola

Pambu Njila: Assentamento Ferro / Alguidar de barro / Quartilhão de barro

Nkosi: Assentamento Ferro / Alguidar de barro / Quartilhão de barro

Nkosi Mavambo: Assentamento Ferro / Alguidar de barro / Quartilhão de barro

Mutakalambô: Assentamento Ferro / Alguidar de barro / Quartilhão de barro

Katendê: Assentamento Ferro / Alguidar de barro / Quartilhão de barro

Gongobila: Assentamento Ferro / Alguidar de barro / Quartilhão de barro

Tempo: Assentamento Ferro / Alguidar de barro / Quartilhão de barro

Kaviungo: Cuscuzeiro perfurado de barro com ferros pontudos / Alguidar de barro / Quartilhão de barro

KongoLuande: Cuscuzeiro perfurado de barro com ferros pontudos / Alguidar de barro / Quartilhão de barro

Nzazi: Gamela de madeira parte de cima e de baixo / Pilão tamanho grande

Hongolo: Assentamento Ferro / Alguidar barro / Quartilhão de barro

Nkassuté Lembá: Ibá de louça branco / Quartilhão de louça sem asas

Lembá Dilê: Ibá de louça branco / Quartilhão de louça sem asas

Wunji: Ibá de Barro / Quartilhão de barro

Hierarquia dos Assentamentos Mametu Nkisi Bantu Angola

Matamba: Ibá de barro / Quartilhão de barro com asa

Dandalunda: Ibá de louça / Quartilhão de barro com asa

Angoroméia: Ibá de barro / Quartilhão de barro com asa

Nzumbarandá: Ibá de barro / Quartilhão de barro com asa

Mikaia: Ibá de louça / Quartilhão de barro com asas

Vídeo com explicação sobre Ibás e Assentamentos nos Candomblés edição especial.

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