Ibás e Assentamentos Candomblés Bantu/Angola, Yorubá/Ketu e Daomeano/Jeje.

Ibás e Assentamentos

Nesta postagem vamos falar o que é um Ibá e Assentamento dentro dos conceitos dos Candomblés do nosso Brasil. Ibás são assentamentos que representam há cada divindade no espaço físico no Mundo.

As Nações dos Candomblés não cultuam imagens para representar suas divindades, o que representa á uma divindade é o Ibá, quando olhamos para um Ibá é como se estivéssemos olhando para a própria divindade. 

O assentamento é um fundamento religioso que vem da áfrica, é comum vários povos e etnias como os Povos Bantu (Angola), Yorubás (Ketu), Efon (Jeje), são os principais povos que vieram para o Brasil como escravos, e dos quais herdamos essa prática espiritual africana até os dias de hoje.

Ibás são um conjunto de objetos simbólicos que representam há cada divindade exemplos: Nkisi, Orixás e Voduns, sendo que cada uma tem os seus símbolos específicos e apropriados. Acredita-se que o assentamento concentra o axé ou a força espiritual das divindades. Por isso que é usado para cultuá-la e fazer os seus pedidos, trazendo progresso para a vida de quem o possui.

Pessoas iniciados nas religiões da matriz africana somente recebem o assentamento de sua divindade quando são feitas as normas de iniciação como a feitura sua raspagem. Nesse momento o iniciado tem acesso ao seu assentamento que designa sua vida e o Ibá. 

Qual significado do Ibá

As divindades são adequadamente representados por símbolos e grafismos próprios de cada um e por extensão por outros elementos como folhas, arvores, favas e contas. Mas o Ibá é a sua representação mais adequada.

O Ibá é uma manifestação de fé, e por isso é um reconhecimento de nossa fé na religião. De acordo com a metafísica nos Candomblés, para tudo que existe na Terra tem um duplo elemento de ligação entre essas duas porções e um instrumento de concentração de energia. É usado para nos ligarmos às divindades, liga o físico à dimensão espiritual e à dimensão da Terra com o Céu.

O objetivo de um Ibá é potencializar a ligação do filho com sua divindade, o Ibá está vinculado diretamente à uma pessoa. Como já foi dito ele não armazena uma divindade, ele é a ponte de ligação direta entre o Céu e a Terra.

Para ressaltar o Ibá não é a divindade (Nkisi,Orixás ou Voduns), o Ibá representa apenas a ligação entre o espaço espiritual. Sua função não é trazer a divindade para a Terra porque as divindades já estão presentes em nossa vida o tempo todo.

As pessoas que tem seus Ibás no quarto de santo vestem seus Ibás e Assentamentos com suas roupas de cada santo como se fossem o próprio santo. Contudo o Ibá são de acesso muito restrito, de uso exclusivamente para o uso ritualístico, não tem visibilidade pública e ficam guardados dos olhos de todos.

Todos os Ibás e Assentamentos não são iguais, cada um tem suas diferenças mas todos carregam um otá, que é a onde a energia da divindade ou entidade se conectam. O Ibá e Assentamento precisa estar de acordo com o seu "respectivo santo" um otá (principal), obi ou orobô, serve para menga (sangue de obrigações) a água, cinco idés, cinco búzios (abertos) e cinco moedas. Somente a pessoa que será dono do seu Ibá poderá mexer ou um Sacerdote responsável, mais ninguém pode o Ibá é um assentamento totalmente sagrado. 

Ibás assentamentos para YABÁS

Mas o que é uma Yabá? Tal palavra que significa “Mãe Rainha” antigamente era usada no continente apenas para se referir a Yemanjá e Oxum. Mas quando chegou ao Brasil o termo se estendeu para todas as divindades femininas. Esses Ibás são todos de louças como bacia, pratos e a sopeira, a parte de baixo vai um quartilhão de barro. O quartilhão de louça somente é usado as divindades Lembá Dilê, Nkassuté Lembá (Bantu), Oxalá, Oxaguian (Yoruba,Voduns). Para as divindades Matamba/Yansã e Nzumbarandá/Nanã o Ibá não seria de louça e sim todo de barro igual como o quartilhão.

Assentamentos para OBORÓ

Oboró é o termo usado para os Yorubás/Voduns usado no candomblé chamado de "Rei" nos continentes para designar uma divindade para o sexo masculino. Não usamos o termo Ibá mas sim Assentamento e são diferentes das Yabás. Esse assentamento primeiro vem o ferro simbolizando a cada santo, mas bom ressaltar que cada um tem seus próprios assentamentos exemplos, Kaviungo, KongoLuande (Angola) Omolu, Obaluaê (Orixás/Voduns) são cuscuzeiro uma vasilha redonda de barro, com fundo perfurado, Nzazi/Xangô seria a gamela de madeira e um pilão, cada assentamento é designando ao seu ritual e há cada divindade assim correspondente. 

Nesse assentamento vai também um otá (principal), obi ou orobô, serve para menga (sangue de obrigações) a água, cinco idés, cinco búzios (abertos) e cinco moedas.

Obs: No Candomblé Angola não citamos Iabás e Oboró como no dialeto Yorubá/Voduns, chamamos apenas de Nkisi tradição dialeto Bantu Kongo.

Cada Ibá e Assentamento é uma representação material e pessoal, simbolizando a captação de energia oriundo da nossa própria natureza, ligado a todas as divindades correspondentes e sempre emanando energias para seus adeptos, crença e crentes.

Um assentamento deve ser feito sempre por um Sacerdote como: Tatá/Mametu (Angola), Babalorixá/Yalorixá (Ketu) e Doté/Doné (Jeje) que tenha o conhecimento necessário para isso e que saiba como consagrá-lo devidamente. Caso contrário será apenas um conjunto de louças sem nenhum valor espiritual.

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