Exus o uso de ferramentas, assentamentos, características e fundamentos

Hoje vou falar sobre essas entidades que envolvem a nossa vida pessoal, profissional e espiritual, estão conectados em todas as Nações dos Candomblés e também na Umbanda.

Quem são os Exus?

Exus são entidades que representam a força e a vitalidade, são considerados como escravos, sua existência foi criada pelos rituais afro - brasileiro, uma crença que foi desenvolvida pelo povo do candomblé da nação Angola, após a chegada dos primeiros africanos nos anos de 1594. Uma mistificação também criada e que foi adaptada entre a Umbanda e a Kimbanda. Essa entidade não é como um Exu Orixá (Yorubá) ou Pambu Njila (Bantu), são diferentes em atos ritualísticos. Exus são entidades mais conhecidas e cultuadas no terreiros por adeptos na religião de matriz afro - brasileiro.

Os Exus eles não possuem um corpo material, seriam um ser que apesar de possuir fagulhas ígneas estão ligados no plano astral e no campo cósmico. Os Exus são os espíritos dos mortos que receberam o título de uma legião e agem em conformidade. Tais espíritos que já estiveram presos no plano material (corpo físico), e após um determinado tempo podem adquirir características individuais para incorporação, que segundo às diretrizes dos nossos atos rituais devem ser cultuadas.

A sua comemoração festa anual é no mês de Dezembro os povos das nações dos candomblés fazem o encerramento para agradecer á essas entidades por tudo que fizeram durante o ano. Eles são festeiros, cantam, bebem, fumam, dançam, tem o total respeito entre eles com os adeptos e assistência que participam. Alguns Exus são bravos, outros são alegres, uns são feiticeiros, outros sorridentes. São entidades que receberam também o dom da vidências. Os Exus gostam muito de conversar e podem até dar conselhos para as pessoas que participam em momentos de festividades com consultas.

As características de Exus

Algumas características gerais sempre presentes dentro dos cultos, o Exu representa a força, vitalidade ele é responsável pela aplicação da lei espiritual. Eles demonstram seu poder principalmente em relação aos sacerdotes e aos fiéis já iniciados na espiritualidade. Mesmo que existem diferenças terminológicas e conceituais, essas características básicas estão sempre presentes.

Nos cultos e tradições da Umbanda e Quimbanda utilizam como uma forma de fé o uso das imagens de Exus e Pomba Giras, para suas crenças e seus cultos ritualísticos, nas matrizes dos candomblés não vivenciamos o uso de imagens para a nossa crença, por isso usamos os assentamentos como uma forma de crença, pedidos e de fé.

Exu tem sua vibração própria, isso não significa que existe uma vibração cooperativa ou até mesmo cruzada com outra vibração, existem outras formas de Exus exemplos no candomblé temos: Exu Tranca Rua, Tiriri, Arranca Toco, Sete Encruzilhadas, Exu do lodo, Exu Toquinho, Exu Veludo, Meia Noite, Capa Preta, Exu Rei entre outros. Os Exus tem uma ligação com cada Nkisi, Orixá e Vodun eles contém uma ligação a todos os iniciados e fazem parte da história de cada um. Os traços de personalidade mais comuns associados à eles são: caminhos, disciplina, paciência, energia, proteção, conquista e força.

Assentamentos de Exús

Assentamento significa assentar, acomodar é usado como um descanso para o Exu uma fundação que ajunta as energias e aplicando-as para diversos fins. Quando falamos assentar Exu não quer dizer que o Exu ficará ali sentado, o assentamento é uma forma do Exu receber suas forças, oferendas, sacrifícios, pedidos e ser chamado quando alguém precisar de algo. O Exu não é um espirito que fica preso ao assentamento eles são livres e podem estar em vários lugares ao mesmo tempo.

Como espíritos são chamados por rezas para atender quem os invocou para incorporar com sua necessidade de oferecer suas consultas ou para festejos, os assentamentos ficam sempre em lugares reservados no terreiro, em um quarto apropriado e restrito sempre com velas acesas e não podem ser visto ao público, somente pessoas convidadas podem entrar na casa de Exu. 

Eles utilizam o assentamento para poder se locomover, se alimentar e até mesmo deixar suas energias para quem está se beneficiando com suas forças positivas e abrindo caminhos para quem precisa. Os Exus e Pomba Giras dividem o mesmo teto, os assentamentos são colocados juntos no mesmo espaço.

Importante:

Um fato importante que devemos analisar, quando é preparado um assentamento seja de Exu ou Pomba Gira não seria bom usar correntes ou cadeados. As correntes e cadeados servem para prender, trancar e amarrar, não seria viável o uso dessas ferramentas em assentamentos. Os Exus ficariam presos, agitados e não conseguiriam trabalhar e teriam problemas de se manifestar para uma incorporação, podendo causar atritos no terreiro e de quem o pertence.

Como seria feito um assentamento de Exu?

Os assentamentos são feitos de várias formas e com diversos modelos e não seriam iguais. Cada nação correspondente tem suas e habilidades para assentar tanto um Exu como uma Pomba Gira. 

Vou citar algumas formas exemplos de uso como o assentar um Exu.

No candomblé usamos a argila para poder moldar, seria uma forma de cabeça simbolizando o Exu aquele que será assentado, á cabeça não pode ser comprada em lojas e sim feito no terreiro com cantigas e fundamentos, e pedindo coisas boas para o filho que irá receber. Podendo até usar búzios para ficar mais atraente e modesto, à medida ou tamanho convém com o tamanho do vaso de barro que será iniciado no ato do processo. 

O primeiro passo seria o vaso de barro muitos usam a panela de ferro, mas a panela de ferro é usado para Pomba Giras. O que vai no assentamento argila, cinco tipos de terras, três bichos peçonhentos, água, três tipos de bebidas cachaças, azougue, um pedaço de ouro, cimento, três pinos de trem, três ferraduras, três punhais e outros artefatos para completar o assentamento. Ele precisa estar completo, quanto mais perfeito for melhor será para aquele iniciado que vai receber.

Quando o assentamento estiver já pronto para uso teremos continuidade no processo do ritual, para todo esse ato ritualístico serão feitos rezas, cortes de aves, e o seguimento completo do assentamento até o final. Apenas sacerdotes ou pessoas mais velhos do terreiro podem fazer esses atos. São apenas algumas explicações e exemplos de assentamentos. 

Pomba Giras muda todo o processo de assentamento, não são iguais como as dos Exus, eles são totalmente deferentes. Para os assentamentos das Pomba Giras não vai o vaso de barro e sim uma penela de ferro, não usa a cabeça de argila e sim o ferro com tridentes, cada um da sua forma correspondente.

Podemos dizer que teremos tudo e ao mesmos tempo nada, isso depende de como será feito o assentamento. Lidar com as forças ativas dessas entidades é muito perigoso, precisa ter antes de tudo um ótimo conhecimento sobre o que vai fazer e não pode haver nenhum tipo de erro, não pode faltar nada. Exus são bons realizadores de desejos, mas devemos ter cuidado no que pedimos e no que pensamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário