Fogueira
Vamos entender um pouco sobre o fogo e a comemoração da Fogueira, uma celebração ao Nkisi Nzazi. Mas para isso vamos conhecer o elemento do fogo e sua chegada ao Brasil.
Na África o fogo surgiu aos 5 mil anos a.C, na antiga aldeia de Mwanga, região do Klimanjaro, em um antigo vulcão que era coberto de neve, que fica em uma planície rodeado por florestas. Os nativos Mwanga eram superiores aos caçadores e usavam o fogo para encurralar suas presas e para aquece-los em noites frias.
Na África Centro-Ocidental que acomodam as etnias Guineo-Sudaneses e os Povos Bantu podiam utilizar o fogo para cozinhar os alimentos deixando-os mais saborosos e fáceis de digerir. Conseguiram forjar metais para produção de armas de caça, objetos de adornos como colares, pulseiras, anéis, brasões, além de uma série de outros objetos importantes e úteis, como panelas, portões, elmos, armaduras de guerra e até o vidro.
O fogo simboliza a vida, o renascimento e a renovação, os povos antigos utilizavam o fogo consequentemente e usavam a fumaça como meio de comunicação com os espíritos. O costume de acender velas para os Nkisi, também eram usados o fogo em forma de chama para iluminar as preces oferecidas às divindades.
Elementos da natureza O FOGO
Os quatro elementos principais que compõem a Natureza são Água, Terra, Fogo e Ar. Mas nesta publicação falaremos sobre o elemento do FOGO.
Elemento Fogo
É encontrado na Natureza, nas fogueiras, queimadas, lavas vulcânicas, explosões e no calor do Sol, e encontramos o calor em nosso próprio corpo. Além disso o fogo tem uma energia sedutora e quente, o fogo é o próprio calor, a sua luz é de extrema importância em nossas vidas.
Além do físico o fogo é representado em nós em forma de coragem, ação, transformação, atitude, impulso, paixão, vigor e vitalidade, ele é a pura energia vital. O excesso desse elemento o fogo nos deixa agressivos, reativos, impulsivos acelerados e agitados. Já a falta deste elemento nos causa desânimo, falta de iniciativa, de autoconfiança, medo, depressão e lentidão.
A celebração da FOGUEIRA em comemoração ao NKISI NZAZI o FOGO (TUBIÁ)
A Fogueira é comemorada nos últimos dois dias do mês de Junho comemora na quinta, e no sábado com uma grande Kizomba. Esta fogueira seria como uma forma de agradecimentos pelas graças alcançadas durante o decorrer do ano, são dias de glórias, um final de semana muito agitada.
No último sábado do mês de Junho celebramos está fogueira para proporcionar novas conquistas em nossa vida, ter grandes realizações, progresso trabalhista, realização de sonhos, tudo que for de bom para a nossa vida, e nesse dia da fogueira poderemos pedir para conseguir as graças, para serem alcançadas.
Essa fogueira em homenagem a Nzazi será realizada na parte de fora do terreiro, terá cânticos, dança, um bom banquete uma grande refeição. Todos participam estará aberto ao público, convidados, filhos, adeptos, amigos e a participação de todas as divindades do candomblé Angola.
Mametu Matamba
Tem a participação fundamental, aquela que carrega o fogo ela é o próprio fogo, dança com o fogo com seus movimentos em forma do vento. Essa comemoração associada ao candomblé é atribuída às comemorações desse mesmo período de Junho do calendário cristão, mais conhecidas como festas de São João e São Pedro.
É no mês de Junho que consideramos a Fogueira de Nzazi para festejarmos em homenagem aos nossos ancestrais. Uma Festa realizada apenas para o lazer, como a realização da Festa Junina animada e bem trabalhada. Os primeiros africanos em sua chegada ao Brasil da época, foram eles que iniciaram o sincretizado para poder festejar a cerimônia da fogueira de Nzazi.
Vídeo com explicação sobre FOGUEIRA DE NZAZI edição especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário