Plantas e Ervas medicinais de Pambu Njila


 As Ervas de Pambu Njila e suas medicinas

Amendoeira: Seus galhos são usados nos locais em que o homem exerce suas atividades lucrativas. Na medicina caseira, seus frutos são comestíveis, porém em grandes quantidades causam diarreia de sangue. Das sementes fabrica-se o óleo de amêndoas muito usado para fazer sabonetes por ter efeitos emolientes, além de amaciar a pele.

Amoreira: Planta que armazena fluidos negativos e os solta ao entardecer; é usada pelos sacerdotes no culto para Nvumbi. Na medicina caseira é usada para debelar as inflamações da boca e garganta.

Angelim amargoso: Muito usado em marcenaria, por tratar-se de madeira de lei. Nos rituais suas folhas e flores são utilizadas para banhos dos filhos de Nzumbarandá, e as cascas são utilizadas em banhos fortes com a finalidade de destruir os fluidos negativos realizando um excelente descarrego nos filhos de Pambu Njila. A medicina caseira indica o pó de suas sementes contra vermes. Ter cuidado deve ser usada em doses pequenas.

Aroeira: Nos terreiros de Candomblés este vegetal pertence a Pambu Njila e tem aplicação nas obrigações de cabeça, nos sacudimentos, nos banhos fortes de descarrego e nas purificações. É usada como adstringente na medicina caseira, apressa a cura de feridas e úlceras, e resolve casos de inflamações.

Arruda: Planta aromática usada nos banhos de limpeza ou descarrego, o que é fácil de perceber, pois se o ambiente estiver realmente carregado a arruda morre. Ela é também usada como amuleto para proteger do mau olhado. Em seu uso caseiro é aplicada contra a verminose e reumatismos, além de seu sumo curar feridas.

Azevinho: Muito utilizada na magia branca ou negra, ela é empregada nos pactos com entidades. Não é usada na medicina popular.

Bardana: Aplicada nos banhos fortes, para livrar o sacerdote das ondas negativas e Nvumbi. O povo utiliza sua raiz cozida no tratamento de sarnas, tumores e doenças venéreas.

Beladona: Nas cerimônias litúrgicas só tem emprego nos sacudimentos domiciliares ou de locais onde o homem exerça atividades lucrativas. Trabalhos feitos com os galhos desta planta também provocam grande poder de atração. Pouco usada pelo povo devido ao alto princípio activo que nela existe. Este princípio dilata a pupila e diminui as secreções sudorais, salivares, pancreáticas e lácteas. Beldroega: Usada na purificação das pedras de Exu. O povo utiliza suas folhas, socadas, para apressar cicatrizações de feridas.

Cabeça de nego: No ritual a rama é empregada nos banhos de limpeza e o bolbo nos banhos fortes de descarrego. Esta batata combate reumatismo, menstruações difíceis, flores brancas e inflamações vaginais e uterinas.

Cajueiro: Suas folhas são utilizadas pelo Kambondo para o sacrifício ritual de animais quadrúpedes. 

Cana de açúcar: Suas folhas secas e bagaços são usados em defumações para purificar o ambiente antes dos trabalhos ritualísticos, essa defumação afasta Nvumbis. Não possui uso na medicina caseira.

Cardo santo: Essa planta afugenta os males, propicia o aparecimento do perdido e faz cair os vermes do corpo dos animais. Na medicina caseira suas folhas são empregadas em oftalmias crônicas, enquanto as raízes e hastes são empregadas contra inflamações da bexiga.

Cebola cencém: Essa cebola é usado nos rituais seu bolbo é usado para os sacudimentos domiciliares. É empregada da seguinte maneira: corta-se a cebola em pedaços miúdos e, sob os cânticos de Exu, espalha pelos cantos dos cômodos e em baixo dos móveis; a seguir, despache para Exu. Este trabalho auxilia na descoberta de falsidades.

Cunanã: Seu uso restringe-se aos banhos de descarrego e limpeza. A medicina caseira indica os galhos novos desta planta para curar úlceras.

Erva preá: Empregada nos banhos de limpeza, sacudimentos pessoais e domiciliares. O povo usa o chá desta erva como aromatizante e excitante. Banhos quentes deste chá melhoram as dores nas articulações, causadas pelo artritismo.

Facheiro Preto: Aplicada somente nos banhos fortes de limpeza e descarrego. Na medicina caseira ela é utilizada nas afecções renais e nas diarreias.

Fedegoso Crista de galo: Esta erva é utilizada em banhos fortes de descarrego, é eficaz na destruição de Nvumbis e causadores de enfermidades e doenças. Seus galhos envolvem os ebós de defesa. Com flores e sementes desta planta é feito um pó, o qual é aplicado sobre as pessoas e em locais; é denominado o pó que faz bem.

Figo do Inferno: Somente as folhas pertencentes a este vegetal, na liturgia ela é o ponto de concentração, não possui uso na medicina popular.

Folha da Fortuna: É empregada em todas as obrigações de cabeça, em banhos de limpeza ou descarrego e na Maionga de quaisquer filhos. Na medicina caseira é consagrada por sua eficácia, curando cortes, acelerando a cura nas cicatrizações, contusões e escoriações, usando as folhas socadas sobre os ferimentos.

Juá Juazeiro: Seus galhos são usados para cobrir o ebó de defesa, a medicina caseira indica nas doenças do peito, nos ferimentos e contusões, aplicando as cascas por natureza amargas.

Jurema Preta: A Jurema Preta é usada nos banhos de descarrego e nos ebó de defesa, o uso no combate a úlceras e cancros usando o chá das cascas.

Jurubeba: Utilizada em banhos preparatórios para filhos recolhidos no Indemburo. Na medicina caseira o chá de suas folhas e frutos propiciam um melhor funcionamento do baço e fígado. É poderoso desobstruíste e tônico, além de prevenir e debelar hepatites. Banho mornos com essa erva propiciam melhores às articulações das pernas.

Lanterna Chinesa: Utilizada como adstringente e a infusão das flores é indicada para inflamação dos olhos.

Laranjeira do Mato: Uso se restringe a banhos fortes para limpeza e descarrego, na medicina caseira ela atua com grande eficácia sobre as cólicas abdominais e também menstruais.

Maminha de Porca: Somente seus galhos são usados no ritual em sacudimentos domiciliares. Indicada como restaurador orgânico e tonificador do organismo. Sua casca cozida tem grande eficácia sobre as mordeduras de cobra.

Mamona: Suas folhas servem como recipiente para arriar o ebó de Exu, para servi oferendas para os Nkisi. Suas sementes socadas vão servir para purificar o otá de Exu. Não tem uso na medicina popular.

Maria Mole: Aplicada nos banhos de limpeza e descarrego, muito procurada para sacudimentos domiciliares. O povo a indica em cozimento nas dispepsias e como excelente adstringente.

Mata Cabras: Muito utilizado para afugentar Nvumbis, as pessoas que usam não devem tocá-la sem cobrir as mãos com pano ou papel, depois despachá-la na encruzilhada. O povo indica o cozimento de suas folhas e caules para tirar dores dos pés e pernas com um banho morno.

Mussambê de Cinco Folhas: Sejam eles de sete, cinco, ou três folhas, todos possuem o mesmo efeito, tanto nos trabalhos rituais, quanto na medicina caseira. Esta erva é utilizada por seus efeitos positivos e por serem bem aceitas no ritual de boas vindas. Na medicina caseira é excelente para curar feridas.

Ora pro nobis: Usada nos banhos de descarrego e limpeza, é destruidora de Nvimbis e larvas negativas além de entrar nos assentamentos dos mensageiros. No uso caseiro suas folhas atuam como emolientes.

Palmeira Africana: Suas folhas são aplicadas nos banhos de descarrego ou de limpeza. Não possui uso na medicina caseira.

Pau d’alho: Os galhos dessa erva são utilizados nos sacudimentos domiciliares e em banhos fortes, misturadas com aroeira, pinhão branco ou roxo. Na medicina caseira ela é usada para exterminar abcessos e tumores. Usa-se socando bem as folhas e colocando sobre os tumores. O cozimento de suas folhas em banhos quentes e demorados, é excelente para o reumatismo e hemorroidas.

Picão da Praia: Não possui uso ritualístico, a medicina caseira indica como diurético e de grande eficácia nos males da bexiga, para usá-lo em forma de chá.

Pimenta Darda: Aplicada nos assentamentos de Exu, na medicina caseira suas sementes em infusão são anti-helmínticas, destruindo até ameba.

Pinhão Coral: Erva usada em limpeza e descarrego, e nos ebó de defesa. Na medicina caseira o pinhão coral trata feridas rebeldes e úlceras malignas.

Pinhão Roxo: No ritual tem as mesmas aplicações descritas para o pinhão branco. É poderoso nas  limpeza e descarrego, e também nos sacudimentos domiciliares usando os galhos. Não possui uso na medicina popular.

Quixambeira: Na medicina caseira com suas cascas em cozimento atua como energético adstringente lavando as feridas ela apressa a cicatrização.

Urtiga Vermelha: Esta planta socada e reduzida a pó produz um pó benfazejo, indicada o cozimento das raízes e folhas em chá como diurético.

Vassourinha de Botão: Muito empregada nos sacudimentos pessoais e domiciliares. Não possui uso na medicina popular.

Vassourinha de Relógio: Ela somente participa nos sacudimentos domiciliares. Não possui uso na medicina caseira.

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