O jogo de búzios no candomblé.

O jogo de búzios

O ser humano sempre questionou o motivo de sua estadia sobre a Terra e principalmente o mistério que envolve o seu futuro. A insegurança e a curiosidade em relação ao futuro fez com que o homem tentasse de diferentes maneiras prever o que lhe estava reservado, vindo a se precaver de todos os tipos de maléficos como pôr exemplo a má sorte, dificuldades amorosas, sociais, financeiras e outros, sendo assim o homem assegurava para si a certeza da efetivação dos diferentes acontecimentos benéficos.


Podemos encontrar muitos sistemas oraculares existentes com esta finalidade acima citada, não importando a origem dos sistemas nem a sua filosofia de estudo aprendizado ou execução, todos se concentram em um único significado que é encontrar os melhores métodos para prevenir ou ainda remediar qualquer situação trazendo assim um alívio imediato para a pessoa e sua comunidade ou família.


Em particular no Brasil o sistema mais conhecido pelo fato de sua ampla divulgação e fácil acesso a interpretação dos conhecimentos e execução, é o jogo de búzios que tem origens totalmente africanas, embora muitas das mesmas feliz ou infelizmente adaptadas ou ainda modificadas em nosso país. Mais especificamente falando essas origens não só são africanas como são de origem do culto à Nzambi Mpungu (Deus criador), que nos permite exercer tal função através das interpretações do nosso destino.


O destino esta totalmente ligado aos seres humanos e os Jinkisi e Minkisi, ou ainda podemos dizer que as diferentes divindades juntamente de Pambu Njila e Ifá, são os meios pelo qual o homem pode vir a ajustar e melhorar á sua vida terrena e espiritual. As forças superiores a nós são sempre solicitadas para a solução de problemas do cotidiano e seja qual for a religião cultuada pela pessoa, á prática da magia é sempre adotada em busca das soluções mesmo que esta prática a mágica seja revelada por outros nomes em diferentes tipos de crenças. 


O presente trabalho consiste em ser uma proposta totalmente didática e básica ao conhecimento e estudo do oráculo africano ligado ao oráculo dos búzios, que é feito através da interpretação dos segredos contidos nos diferentes caminhos. Qualquer pessoa pode aprender e conhecer o oráculo dos búzios africano, que nada mais é do que conhecer os segredos contido dos oráculos, porém somente os iniciados e consagrados podem realmente ter acesso a prática do oráculo.


Os oráculos demonstram as diversas tendências da pessoa e dos acontecimentos que surgirão na vida da mesma, os oráculos podem também estar direta ou indiretamente ligado aos sonhos, devendo sempre o sacerdote perguntar ao consulente a respeito de sonhos recentes a data da consulta, e no instante em que o consulente estiver descrevendo os sonhos deve prestar bastante atenção, e podem apresentar diversos detalhes em comuns entre os sonhos e poderão ajudar na solução do problema da pessoa.


Os oráculos que utilizamos para meditar as divindades nos búzios é a interpretação dos 16 principais oráculos, que nada mais são do que 16 caminhos interligados um com o outro, ou seja o primeiro caminho está interligado com todos os demais 15, por este motivo que em determinadas situações não é somente um oráculo que se apresenta para resolver o problema da pessoa, ou seja aquele determinado problema está sendo causado pôr diversos motivos, sendo assim o mesmo exige diferentes soluções, porém todas interligadas.


Todo oráculo está ligado a diversos Jinkisi e Minkisi (deuses e deusas), porém aquele Nkisi que se apresentar primeiro em um determinado oráculo, será ele um dos responsáveis direto à solucionar o problema do consulente.



Regras do jogo de búzios

O iniciante já com cargo de Tata ou Mametu (Zelador ou Zeladora) que receberam sua maior idade de 07 anos com obrigação, estará apto para efetuar jogo de búzios. São 16 búzios brancos abertos (não podem ser com mais de 16), não tem ritual para efetuar um jogo por Ifá equivocando os oráculos e divindades com búzios africanos (búzios maiores marrons), somente búzios brancos com todos os rituais e fundamentos podem ser utilizados para o uso. Não se alafiá um jogo de búzios com moedas, isso danifica á intervenção do oráculo, não á histórias para tais práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário