Vamos conhecer os Tatas Kambondos e as Ngomas (atabaques).

Pai Mutalengunzo

Ngomas (expressão que significa tambores) 

Ngoma é o tambor típico construído e encontrado em toda a África e nos Nzos de Raízes do candomblé Angola Bantu. Esticando uma pele de animal sobre um cilindro de madeira, o seu uso foi elaborado pelos africanos no Brasil e por todo o Mundo.

No Brasil as Ngomas são usados nas cerimônias do candomblé Angola, elas são de origem africana hoje muito utilizado nos cultos ao Nkisi. Usados como atabaques para suas crenças a Orixás e Voduns, em religiões também de origem africanas. 
Ngomas mantém um caminho e uma ligação entre o homem e o  seu próprio Nkisi. Os toques são como códigos de acesso a chave para o Mundo espiritual de origem africana.
 
As Ngomas são usados em todos os rituais litúrgicos típico das tradições do candomblé Angola e de outros estilos relacionados e influenciados pela tradição africana. De uso tradicional na música ritual e religiosa empregados para convocar os Nkisi. As Ngomas tem outras tradições nos candomblés no Brasil, em outras Nações como na tradição Yorubá são dominadas como Atabaques sendo o maior tem o nome de Rum o segundo tem o nome de Rumpi e o menor tem o nome de Lê.

Os Tata Kambondos tocam as Ngomas com as mãos mostrando a gratidão e apreço, os ensinamentos adequados que adquiriram pelas nossa ancestralidade. É através das mãos desses tocadores que recebemos a chegada das nossas divindades e entidades. Os Ogãs eles tocam os Atabaques com varinhas com o nome de aguidavi em forma de varetas de madeira uma tradição Yorubá.

No candomblé Angola não temos o nome de cada um, chamamos simplesmente de Ngomas, podemos falar Ngoma Hianga. Os atabaques no candomblé são objetos sagrados e renovam anualmente o nosso axé, são usados unicamente nas dependências do terreiro, não saem para a rua como os que são usados nos Afoxés. Estes são preparados exclusivamente para nossas divindades. Os atabaques têm um alto poder mágico ao ouvir seus sons expressam a consagração espiritual. São os grandes tocadores e conhecidos no candomblé Angola como Tata Kambondo e no Candomblé Ketu como Ogãs.

Título consagrados aos homens que não incorporam, não entram em transe e são os responsáveis por várias funções de alta confiabilidade e uma delas é consagrar o Nkisi. Eles ligam os iniciados ás divindades o profano ao sagrado, as Ngomas representam ao mesmo tempo rei, artesão, guerreiro ou caçador como uma voz múltipla no ritmo vital da alma e reunindo, nos momentos do toque.

Pai Mutalengunzo

No Brasil especialmente nos Nzos dos candomblés Angola verificamos a presença fundamental das Ngomas e dos Tatas Kambondos que são padrinhos do nosso culto africano, ou seja homens que tocam Ngomas sagradas cuja missão é a de chamar as divindades para que seus adeptos entrem em transe. As Ngomas passam por uma série de estágios quando compradas, antes de serem usadas nos Nzos terreiros com: purificação, preparação e conservação feito por um Tata Kambondo do terreiro. 

Essa purificação das Ngomas seria como batiza-las e retirar qualquer impureza que está nelas. São feitos ebós, limpeza de sacudimentos e a preparação para o uso. Precisa descansar três dias deitadas ao chão após a limpeza, levantar ao terceiro dia colocar no lugar designados para uso, e cobrir com um pano cumprido branco simbolizando o respeito e a proteção. Procurar não deixar descoberto Nvumbis / eguns podem penetrar nas Ngomas e se esconder dentro delas. Os cuidados tem um fundamento religioso.

Nas Ngomas pode enfeitar colocando faixas panos com as cores dos Nkisi do sacerdote, no maior um pano com a cor do primeiro Nkisi, na segunda Ngoma um pano na cor do segundo Nkisi o na terceira Ngoma um pano na cor do terceiro Nkisi do sacerdote, assim todos que estarão presente vão saber qual é a hierarquia do Nkisi do sacerdote no Nzo. 

Geralmente as Ngomas estão localizados ao lado do Indemburo quarto onde se iniciam os adeptos iniciantes ou Muzenzas, nenhum visitante pode permanecer neste local.

O som produzido por um Tata Kambondo possui uma qualidade especial já que todos Kambondos representam o caminho a voz que invoca os deuses e deusas (Jinkisi e Minkisi) a saírem do seu Universo para incorporarem nos seus adeptos, por isso são tão respeitados. Muitos acreditam que o som produzido por eles sejam a própria voz das divindades. O Tata Kambondo não se limita apenas a produzir sons, também solicita a proteção do seu Nkisi protetor.

Quando o Nkisi está em terra vai até as Ngomas para reverenciá-los demonstrando o seu apreço aos músicos tocadores, dependendo do Nkisi, o ritmo é acelerado e a festa chega ao auge. Depois o Nkisi agradece aos Tatas Kambondos pelos seus esforços pelo fato que eles terão a missão de trazer os deuses e deusas africanos para o espaço mágico tocando as Ngomas místicas, todos os frequentadores expressam um enorme respeito aos Tatas Kambondos.

Vídeo com explicação sobre Tata / Kambondos e as Ngomas / Atabaques edição especial.

2 comentários:

  1. Uma explicação se possível !
    no alaketu ogã tem os assentamentos da casa quando precisa colocar comida fazer um ebó etc.

    E o tata kambondo no angola é como pois o que sei o tata kambondo ele tem seus assentamentos pois ele nasce para o santo como a muzenza só não vira .
    Ele não teria que assentar os assentamentos dele pai,mãe e juntó.
    E dando suas obrigações hoje vejo o tata kambondo e a nota montarem o primeiro santo e deu não fazem mais nada não assentam mais nada e não dão mais nenhuma obrigação?
    Mukuiu.
    Obrigado
    Boa noite ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo à pergunta de Fábio Gazaniga: Sim. Em todas as casas sérias de Angola, assim como você citou no Alaketu, todos os Tatas e Makotas (Ogãs e Ekédis) dão obrigação para o Santo normalmente em seus respectivos períodos.
      Se você vê algo diferente disso em alguma casa saiba que é não estão seguindo a Tradição.

      Excluir