Tatetu Nzazi - A Ku Menekene Usoba Nzazi (Salve o Rei dos Raios).


Nkisi Tatetu Nzazi (Senhor Pai dos Raios).
 
Seu nome se origina da palavra Nzazi que quer dizer RAIO razão pela qual essa divindade está associada ao fogo bem como intimamente ligada aos trovões, raios e pelas pedras segmentadas que forma pelo choque causado pelas descargas elétricas naturais quando tocam o solo. Nzazi é comparado erroneamente por muitos dentro da religião africana Bantu. É considerado o guardião da justiça, ensinando sobre as consequências dos atos e a importância de buscar harmonia. 

Quando uma casa é atingida por um raio a família é banida da comunidade, acreditam que tal fato ocorreu devido à erros graves cometidos por aquelas pessoas. Também é atribuído o sentido da justiça de punir severamente os falsos traidores e criminosos muitas vezes até com a morte. Nzazi o mais temido e respeitado de todos os reis, talvez estejamos diante do Nkisi mais cultuado e respeitado no candomblé Bantu.

É o principal tronco do candomblé Angola no Brasil, Nzazi é o senhor das pedreiras, senhor dos coriscos e do trovão, pai da justiça é o Nkisi guerreiro bravo e conquistador. Ele representa a união entre o Céu e a Terra por ser o criador dos elementos do fogo, raios e trovões. Nzazi também é conhecido como o Nkisi mais vaidoso entre os deuses africano. É o monarca da natureza, Nzazi também é representado pela pedreira é a pedra seja ela qual for, o fogo interior da terra, a lava do vulcão, Nzazi ele é o próprio vulcão.

Está presente em todos os lugares rochosos e arenosos e também muito ligado ao calor do Sol, o justiceiro da natureza aquele que manda castigar e que também castiga. Nzazi está presente em muitos momentos importante da nossa vida como por exemplo: Nas decisões judiciais, na voz da prisão, na autoridade do professor, do policial, do juiz, do pai ou da mãe, tio, avô, irmão mais velho ou responsável. Nzazi é a atitude digna a fortaleza a decisão final. Filho de Lembá Dilê Nzazi nasceu para reinar para ser monarca para conquistar e solidificar cada vez mais sua condição de Rei.


Nzazi muito justiceiro e impiedoso condenava qualquer pessoa para a morte, sendo que os moradores não aceitavam seu método de julgar, condenar ladrões e mentirosos para execução de morte, por agirem com extrema violência e maltratavam a humanidade. Mas quando Nzazi se estabeleceu em seu reino ele se tornou prospero, e graças aos conselhos que seu pai Lembá Dilê lhe dava, Nzazi se tornou menos agressivo e violento.

Nzazi tem sua própria quizila, um Nkisi que esta longe do espirito da morte, ele não entra nos reinos dos  Nvumbis dos mortos. Kaviungo por esta conectado aos mortos não se associa a Nzazi são Nkisi que tem criações diferentes. Kaviungo está ligado a morte e os Nvumbis, por isso que Nzazi não compartilha os rituais junto a Kaviungo.

Nzazi o Nkisi de temperamento forte explosivos, ele é sempre inconstante e pode entrar em erupção a qualquer momento. Filhos deste Nkisi não tem muita paciência e quando estão nervosos ninguém consegue dominar, são ansiosos mas amorosos e vaidosos, procuram ser justos e detestam a mentira. Se julgam muito e vivem muito para os problemas dos outros. Os filhos deste Nkisi têm tendencia à obesidade.

Nzazi mostrou que a justiça está acima de tudo e que sem ela nenhuma conquista vale a pena e o respeito pelo rei é mais importantes que o medo. Nzazi se desta como um Leão alado, vivem em lugares altos onde se pode tocar o céu, o domínio de Nzazi é sobre as pedreiras, as pedras rochosas.


Seus símbolos: O machado de duplo corte, a balança que significa a justiça, xerém uma espécie de chocalho que traz em suas mãos representando o despertar dos rios e dos trovões.
Dia da semana: Quarta-feira, suas cores roupas e fios de conta o vermelho e branco.
A comida ritual mais comum: Amalá o prato principal de Nzazi é feito com quiabo cortado fatiado, cebola ralada, sal, azeite de dendê, pode ser feito de várias maneiras. É oferecido em uma gamela de madeira forrada com massa de acaçá.

3 comentários:

  1. Sou feito na nação de Goumeia, e sou de Sango, dizem na minha casa que sou de Sango do Ouro ou Sango Menino. Por favor pode me dizer algo sobre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola boa tarde
      Na Nação Angola chamamos de Nzazi e não Xangô pois Orixá Xangô é um dialeto Yorubá, e sim Nksi Nzazi que é de nossas histórias, linguagem Bantu.
      Sango de Ouro ou Sango Menino, nao existe esses nomes na Nação Candomblé Angola...Mas se vc foi feito
      provavelmente seria de Nkisi Nzazi
      verifique certo com seu zelador sobre isso pois Xango cultua no Candomblé Ketu e Nzazi cultua no Candomblé Angola.

      Excluir
  2. Meu nome francisco jose sou ogã da osu minha digina nzazieanda pode me dizer qual significado

    ResponderExcluir