Atabaques (Ngomas) no candomblé Angola.


As Ngomas

O som é a primeira relação com o Mundo e com a energia espiritual desde o ventre materno. Abre canais de comunicação que facilitam o tratamento e a ligação entre o modo de zuelar (cantar) louvar para os seres da nossa mãe da natureza. Além de atingir os movimentos mais primitivos, a música tem como elemento ordenador que organiza a pessoa internamente.

O som e as cantigas entoadas são como um condutor do Nkisi é o som do couro e da madeira vibrando que trazem os nossos Nkisi, são sinfonias africanas sem partitura. Os atabaques que chamamos de Ngomas são os principais instrumentos da música do candomblé Angola, cuja execução e de toda responsabilidade dos Tatas Kambondos, as batidas nas Ngomas devem ser somente tocadas com as mãos.
 
As Ngomas são de origem africana usados em todos rituais típicos do candomblé Angola. De uso tradicional da música ritualística e religiosa, são utilizados para convocar os Nkisi. Ngomas tem a maior importância dentro dos cultos afros brasileiro, cada Nzo (terreiro) tem suas próprias Ngomas que são apenas usados somente em três partes.

Cada uma referência um Nkisi do Tata ou Mametu, a maior Ngoma representa o Nkisi da casa ou seja o Nksi do zelador ou zeladora, a segunda Ngoma o segundo Nkisi, a terceira Ngoma menor o terceiro Nkisi. As Ngomas no candomblé Angola são objetos sagrados e renovam anualmente o Axé, são usados unicamente nas dependências do Nzo, não saem para a rua de forma alguma, como os que são usados nos Afoxés, estes são preparados exclusivamente para o uso somente dentro do terreiro.
As membranas das Ngomas são feitas com os couros dos animais que são oferecidos aos Nkisi. Quando a Ngoma é nova comprado na loja, geralmente o couro é descartado, só depois de passar por rituais é que poderão ser usadas no terreiro.

As Ngomas no candomblé Angola só podem ser tocados por Tata Kambondo, somente os Tata Kambondo que começam o toque e terminam. Quando termina uma Kizomba festa as Ngomas são cobertas com um pano branco, para evitar que nvumbis eguns penetram dentro delas. Através do desempenho das Ngomas que os Nkisi vão executar a sua coreografia de dança, sempre acompanhando os toques nas tradições Bantu Kongo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário