Umbanda e candomblé Angola, as suas diferenças e cultura.


Candomblé Angola e Umbanda

Tem a mesma influência na irradiação para incorporação mas ambas totalmente diferente, a Umbanda exerce o culto afro brasileiro que foi criada e iniciada aqui no nosso Brasil. O Candomblé Angola já existia no país da Africa e foram trazidos pelos africanos quando chegaram no Brasil. O Candomblé Angola tem sua cultura histórica, desde o tempo mais remotos pelo continente, chegando no aproximadamente século XV entre o ano de 1547, com a chegada dos primeiros navios.
 
O primeiro navio foi no Estado de Pernambuco e outros navios desembarcaram na Bahia em Minas Gerais. Vieram também africanos de diversas tribos de outras nações, Ketu e Jeje continuaram a praticar suas culturas no Brasil, e louvar os seus Nkisi. A onde deram inicio em construir o primeiro terreiro Nzo em nosso País e deram continuidade nos seus rituais e preceitos africanos. Diversas origens de tribos africanas vieram e também se estabeleceram aqui no Brasil onde implantaram suas crenças.

A Umbanda é uma religião que surgiu aqui no Brasil em 15 de novembro de 1908 na Cidade de Niterói, e reúne na sua filosofia os conhecimentos, essa religião abrange aspectos do candomblé, espiritismo e catolicismo. Adotou a forma de vestir os médiuns com roupas de baianas e utilizar o uso dos atabaques que são instrumentos de percussão. Nos seus trabalhos com o desenvolvimento usam as crenças dos sete Santo que são, Oxalá, Yemanjá, Oxum, Xangô, Oxóssí, Exú e Nanã. 

A Umbanda portanto advém do sincretismo católico sendo necessário na sua época de grande repressão das religiões africanas no Brasil, era proibido qualquer culto crenças de Santo da sua origem. Desta forma, deu-se início ao sincretismo religioso, através da associação dos Orixás aos Santos católicos, como uma maneira de livrar-se dos castigos e perseguições religiosas daquela época, e foi neste momento que foram permitidos a utilização de imagens nos cultos da Umbanda.

No Candomblé Angola não utilizamos a crença com imagens de qualquer Santo com o catolicismo, apenas cultuamos a essência da força vital das divindades os Nkisi. Os cânticos do Candomblé Angola são em línguas Bantu Kongo dialetos africanos. Os cânticos da Umbanda são em português, criado aqui mesmo no Brasil saudando a todos os Santo e os espíritos devotos de luz que são conhecidos como entidades.


Divindades e entidades 

No Candomblé Angola o culto é voltado unicamente as divindades que são considerados Minkisi (deuses) ou Jinkisi (deusas). Na Umbanda trabalham com entidades que seriam, catiços, caboclos, boiadeiros, pretos velhos, ciganos, marinheiros, baianos, as sete linhas entre outros. 

O Candomblé Angola tem á prática com fundamentos e ensinamentos diferentes da Umbanda. A doutrina que cultuamos aos devotos além das divindades, tradições com entidades wunje que é o mensageiro, exú protetor e guardião e o caboclo ou boiadeiro que é uma modalidade do candomblé Angola. 

Apenas essas entidades seguem a tradição, as pessoas que seguem o culto da Umbanda são permitida a incorporação de qualquer entidade ou Santo de luz. No candomblé Angola tem limitações para incorporação, homens somente incorporam no Nkisi, wunje, caboclo ou boiadeiro e no exú, mulheres somente incorporam no Nkisi, wunje, cabocla ou boiadeiro e por último na sua pomba gira. Um dos pontos que no Candomblé Angola e Umbanda são diferentes, quando se refere os rituais, ensinamentos, dialetos, tradição e doutrina.

Primeiramente devemos reconhecer e respeitar as tradições de cada uma, devemos também além de respeitar cada culto, separar as tradições e os seus ensinamentos entre ambas. O Candomblé Angola trás sua cultura de longa caminhada, não só aqui no Brasil ou na África mas pelo Mundo todo. 

Os africanos trouxeram os fundamentos e rituais para que possamos cultuar e respeitar a nossa ancestralidade, dando continuidade do nascimento de um filho dentro dos cultos africanos do candomblé Angola. Daí em diante preservar e levar os nossos costumes para um futuro, como foi recebido.
 
A Umbanda tem suas histórias que deve ser totalmente respeitada e tem o seu próprio valor, mas não tem afinidade e costumes com o Candomblé Angola ou com qualquer outra nação, a Umbanda ela contém sua própria origem, costumes, tradições e funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário