Explicação sobre as obrigações de ano, e cargo no candomblé Angola


Prazo de Obrigações

Após a feitura e o seu batismo antes de completar seu primeiro ano de obrigação o Mona Nkisi ainda terá alguns preceitos a serem cumpridos, não incorporar em entidades como Catiço, Exu ou Pomba Gira durante o seu primeiro ano até a obrigação. Após sua obrigação de um ano continuará com alguns preceitos até sua maior idade para se tornar um Tata ou Mametu, ou apontado com um cargo no Nzo, nesse momento será quebrado todas as kijilas do preceito.
                                                       
Com um ano de nascimento o Mona Nkisi deverá fazer a sua obrigação, como é maravilhoso poder comemorar o seu primeiro ano de nascimento e o reforço dos seus votos. Nessa ocasião passa por alguns rituais a serem tomados, são feitos com ebós, Kibane Mutuê (bori), Orô com sacrifícios de animais diversos, e serão oferecidos oferendas para o primeiro e o segundo Nkisi, com apenas uma saída celebrando com uma Kizomba.

Ao completar seus três anos será renovado com obrigação são os mesmos, ebós, kibane Mutuê, Orô com sacrifícios de animais diversos, e serão oferecidos oferendas para o primeiro e o segundo Nkisi,  com apenas uma saída. Caso o Tata ou Memetu necessite de um ministro no Nzo para poder auxiliar, será confirmado com Nkisi da casa se este Mona Nkisi pode receber na obrigação um cargo para exercer a função de Tatetu Ndenge (pai pequeno) ou se for filha Mametu Ndenge (mãe pequena). Pode receber o cargo na obrigação de um ano ou na de três anos.

São filhos que nasceram para serem ministros no Nzo e que não tem história para abrir casa. A obrigação de cargo requer muita estratégia, o Mona Nkisi recebe alguns direitos no Nzo, esta obrigação é diferente daqueles que serão Tata ou Mametu um dia. Somente quando completar sete anos receberá a Cuia ou Deká, com tudo que vai precisar para ser um sacerdote ou sacerdotisa. 

Para ser um Tatetu Ndenge nesta obrigação de três anos o zelador troca o estilo do Mona Nkisi de se vestir, trocando sua roupa de ração para roupas de rechilieu. Uma faixa será colocada no Mona Nkisi, escrito Tatetu Ndenge ou Mametu Ndenge, serão tronados e receberão autorização do Nkisi da casa e do sacerdote para sentar em tronos no Nzo. 

Também é neste momento que o zelador retira seus fios de conta de Mona Nkisi, mocrãn, suas sendalas, os Idés, para receber seus fios de grau significando que aquele filho tem um cargo no Nzo. Está celebração somente acontece com uma Kizomba., pessoas presentes serão testemunhas que aquele filho na casa esta recebendo um cargo.

Obrigação de cinco anos somente ebós, Kibane Mutuê, grãos secos e serão oferecidos oferendas para o primeiro e o segundo Nkisi, com fundamentos para o filho que esta recolhido. Em todas as obrigações de 01,03,05,07,14 e 21 será colocado o Kelê antes do Orô (obrigação), o prazo do preceito são apenas 07 dias.


Obrigação de sete anos Deká

Quando o Mona Nkisi completa sete anos de feitura ele estará alcançando a sua maior idade se tornando um Tata ou Mametu, ele irá receber sua Cuia ou podemos dizer de Deká, o futuro desse Tata ou Mametu será representado na cerimônia, elementos que serão entregues são fundamentais para que ele possa exercer a sua função sacerdotal.

Serão entregues os búzios a navalha e tudo que precise para exercer seu cargo de sacerdote. A partir deste momento está pronto para assumir suas funções, se tornando dono de seu próprio Nzo na sua comunidade. Filhos e filhas que nasceram para ter cargos como ministros no Nzo não podem abrir casas.

Outras duas obrigações que são necessárias, quando forem completados a de 14 anos e de 21 anos, neste momento estará completa todas as suas obrigações, e todo ano reforçar apenas com um Kibane Mutuê.


Importante:

As obrigações do candomblé Angola não podem ser adiantadas, ou seja dar antes do prazo, precisa ser respeitado no tempo certo para que sejam realizadas, caso adiante as obrigações elas não serão aceitas por motivos de não ter completado sua idade cronológica.
 
Pessoas que não passaram pela feitura e pelo batismo, e não tiveram as obrigações feitas corretamente, exemplo por vontade própria recebeu apenas o Deká, isso se torna uma falta de respeito com todos da Nação e jamais será aceito. Perde tudo que foi feito e não terá validade algum, continuará sendo uma Muzenza sem batismo perante a Nação, divindades, entidades e á todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário