Conheça o JOGO de BÚZIOS, como JOGAR, quais são as REGRAS


O que é Búzios?

Os Búzios são conchas mais utilizada em Jogo de Búzios, eles tem uma abertura que parece uma boca, os Búzios quem fala com o consulente durante a consunta de um jogo, um sistema ancestral de adivinhação. Ele é um oráculo formado por peças oriundas criado a anos pela natureza, são  conchas que possuem uma grande energia.

A história do Jogo de Búzios

Muitas pessoas acreditam que a cultura do Jogo de Búzios teve origem na África, mas na verdade é que esse jogo é proveniente da cultura Turca. Ele foi levado para a África durante o período de invasão da Turquia ao continente. O jogo de Búzios é uma das artes adivinhatórias, utilizado pelos praticantes religiosos para aqueles que buscam orientação em relação às suas vidas e destinos. Utilizado nas religiões tradicionais africanas em vários países das Américas. 

Com isso ele foi muito difundido entre os africanos que dominaram a técnica com maestria e usaram como um portal para comunicação com as divindades. Em nosso país o Jogo de Búzios espalhou-se juntamente com o Candomblé durante a época da chegada dos primeiros africanos ao Brasil. 

O Jogo de Búzios é a mais procurada quando pessoas buscam saber sobre seu futuro ou entender o momento que estão passando em sua vida. Isso porque é por meio da comunicação com as divindades ou entidades que conseguimos confirmar um Nkisi, Orixá ou Vodun, Exu, Pomba Gira, Catiço, conselhos, profissional, saúde, relacionamento, dicas e até mesmo respostas para qualquer dúvidas obtendo vários esclarecimentos.

Existem muitos métodos de jogo, o mais comum consiste no arremesso de um conjunto de 16 Búzios sobre uma mesa previamente preparada, e na análise da configuração que os Búzios adotam ao cair sobre ela. O sacerdote ou sacerdotisa antes reza e saúda o seu Nkisi, Orixá ou Vodun o dono do terreiro, para dar iniciação com o jogo que será realizado. Após pode consultar qualquer divindade ou entidade que será respondido para pessoa que está se consultando.

Para ter a influência de Jogar primeiro precisa ser apto, ter um bom conhecimento, dom de vidência, ter costumes de se envolver com uma comunicação espiritual. Esses são apenas o inicio para ter o melhor desempenho para dar uma consulta a um cliente e tirar qualquer dúvida que precise. Aulas pela internet, aprender estudando livros, são impróprio para quem quer ter um Jogo de Búzios, precisa nascer com esse dom e receber a mão de Búzios.

Os Búzios Marrons Africanos

Existem os Búzios marrons mais conhecidos como Búzios Africanos, eles são maiores que os de conchas brancas. Mas o uso não é aceito para mesa de Jogo, alguns utilizam esses Búzios para jogar ou misturar com os Búzios de conchas brancas. Mas não é permitido esses Búzios Africanos não correspondem as necessidades para uma divindade ou entidade.

Durante o processo de arremesso será iniciada uma conversa com sua divindade e podendo fazer perguntas. Consideramos que as divindades ou entidades introduzem o modo com os Búzios de modo que se espalham pela mesa, dando assim as respostas tirando às dúvidas que são colocadas.

Entenda como funciona o Jogo de Búzios. 

Para obter o Jogo de Búzios precisa antes de tudo se iniciar em uma Nação do Candomblé, ser batizado passando pela feitura, ser raspado nas tradições da sua cultura correspondente. Aguardar os sete anos e na obrigação será entregue a mão do Jogo de Búzios. 

Mas nem todas as pessoas podem ler os Búzios, esta prática está destinada apenas as pessoas com uma forte espiritualidade. De forma geral a prática é predestinada a Zeladores ou Zeladoras, Filhos de Santo que deram sua obrigação de sete anos e teve o recebimento do seu titulo para ser tornar Zelador, tendo os direitos, autorização e ensinamentos adequados.

A quantidade de Búzios pode variar de acordo com a nação, o mais comum é composto de apenas 16 Búzios. Um jogo de Búzios requer uma mesa completa com uma peneira, pode jogar em um pano branco, com um círculo formado por fio-de-contas (colares de miçangas) destinados as cores das divindades com vários objetos representativos das divindades e para decoração na mesa.

Jogo de Búzios no Candomblé

O Jogo de Búzios é aquele que pode definir a qual divindade será confirmado para o iniciante que vai prosseguir seus caminhos naquele terreiro. A própria divindade do iniciante se apresenta pelo Jogo do Zelador, e daquele momento em diante terão suas afinidades com seu desenvolvimento.

O Zelador ele quem vai verificar e passar as informações das suas entidades como Exu e Catiço correspondente a divindade e sua história, serão aqueles que irão acompanhar sua vida do começo até o fim. No Candomblé existem uma limitação para ter suas divindades e entidades e serão confirmadas pelo jogo, para iniciantes rodantes exemplos: Filho ou Filha terá uma divindade sendo Pai / Mãe, um Exu ou Pomba Gira, um Catiço e um Wunji mensageiro, apenas 04 o total para o seguimento de incorporação.

Cuidado com Jogo de Búzios falsos e enganadores

Muitos podem enganar as pessoas com jogos falsos, se não tiver os preparos corretos o recebimento da mão para Jogar Búzios, o cliente terá informações enganosas será tudo em vão. Alguns compram Búzios pela internet, compra na loja e monta um jogo por si próprio sem ser recebido por um sacerdote, não tem nenhum conhecimento com a história dos antepassados.

Mas infelizmente não terão energia alguma apenas palavras falsas, muitos tentam usar suas vidências para tentar manipular o jogo e usam histórias impróprias para aquele que esta passando como cliente. Por isso cuidado antes de querer se consultar com alguém que façam esses tipos de Jogos, conheça primeiro o sacerdote ou sacerdotisa veja se tem uma boa histórias se é de confiança.

Os perigos podem ser grandes, colocando uma divindade errada na sua vida te manipulando com entidades que não tem haver com suas histórias. Passando trabalhos para obter ganhos financeiros. Cuidado antes de bater em uma porta verifique com quem vai fazer uma consulta, para não se prejudicar.

Vídeo com explicação sobre o JOGO de BÚZIOS edição especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário