Plantas e Ervas Medicinais de NKOSI

Ervas Medicinais e Plantas de Nkosi

Açucena rajada / Cebola-cencém: Esta cebola somente é usada nos sacudimentos domiciliares, a medicina caseira utiliza as folhas como emoliente.

Agrião: Excelente alimento sem uso para ritualístico, tem um enorme prestígio no tratamento das doenças respiratórias. Usado como xarope põe fim às tosses e bronquites é expectorante de ação ligeira.

Arnica erva lanceta: É empregada nos banhos de purificação dos filhos de Nkosi, excelente remédio na medicina caseira, tanto interna como externamente usado nas contusões, tombos, cortes e lesões, para recomposição dos tecidos.

Aroeira: É aplicada nos sacudimentos nos banhos de descarrego e nas purificações, usada na medicina caseira, e cura de feridas e úlceras, e resolve casos de inflamações do aparelho genital.

Cana de Brejo / Ubacaia: Na medicina caseira é usado para combater afecções renais com bastante sucesso. Combate a anuria, inflamações da uretra e na leucorreia, seu princípio ativo é o estrifno. Há bastante fama referente ao seu emprego anti sifilítico.

Canjerana / Pau santo: Em rituais é usada a casca, para constituir pó, que funcionará como afugentador de Nvumbis e para anular ondas negativas. Seu chá atua como antifebril contra as diarreias e para debelar dispepsias. O cozimento das cascas também é cicatrizador de feridas.

Carqueja: Sem uso ritualístico, a medicina caseira aponta esta erva como cura decisiva nos males do estômago e do fígado. Também tem apresentado resultado positivo no tratamento da diabetes e no emagrecimento.

Crista de galo: Não tem uso em obrigações de ritual, a medicina caseira, indica para curar diarreias.

Espada de São Jorge: Aplica em banhos de descarrego. A planta Espada de São Jorge serve como amuleto contra energias negativas, servindo assim como um escudo para residências. Representa a prosperidade principalmente com as bordas amareladas.

Erva tostão: Aplicada apenas em banhos de descarrego, usando as folhas, a medicina popular utiliza contra os males do fígado, beneficiando o aparelho renal.

Grumixameira: A arte de curar usada indica o cozimento das folhas em banhos aromáticos e na cura do reumatismo. Banhos demorados eliminam a fadiga nas pernas.

Guarabu / Pau roxo: Usado somente as folhas que são aromáticas, a medicina caseira indica o chá das folhas, possui efeito balsâmico e fortificante.

Helicônia: Utilizada nos banhos de purificação dos filhos de Nkosi. A medicina caseira a indica como debelador de reumatismo, aplicando o cozimento de toda a planta em banhos o resultado é positivo.

Japecanga: Não tem aplicação nas obrigações, a medicina caseira aconselha seu uso como depurativo do sangue, no reumatismo e moléstias de pele.

Jatobá / Jataí: Erva poderosa porém sem aplicação no ritual, somente usada como remédio que se emprega aos filhos recolhidos para obrigações de longo prazo. Ótimo fortificante não possui uso na medicina popular.

Jucá: Não tem uso em obrigações de ritual, o uso popular há um cozimento demorado das cascas e sementes, coando e reservando em uma garrafa, usar quando houver ferimentos talhos e feridas.

Limão bravo: O limão bravo juntamente com o xarope de bromofórmio, beneficia brônquios e pulmões, pondo fim às tosses rebeldes e crônicas.

Losna: É usada pela medicina caseira como poderoso vermífugo, mais particularmente usada na destruição das solitárias usando como chá. É energético tônico e para combate de febres.

Óleo pardo: Planta utilizada na medicina caseira, cozimento da raiz é indicado para curar úlceras e para matar vermes de animais.

Piri-piri: É extraordinário anti hemorrágico, os caules secos e reduzidos a pó depois de queimados estancam hemorragias. O mesmo pó se mistura com água e açúcar extermina a disenteria.

São gonçalinho: É uma erva santa pelas múltiplas aplicações ritualísticas a que está sujeita. Na medicina caseira usa como anti térmico e para combater febres malignas feitos em chá.

Tanchagem: A medicina popular ou caseira afirma que a raiz e as folhas são tônicas antifebris e adstringentes, excelente na cura da angina e da caxumba.

Vassourinha de igreja: Utilizado nos sacudimentos de domicílio local onde o homem exerce atividades profissionais. Não possui uso na medicina popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário