Os preceitos no Candomblé
Filhos não iniciados, pessoas simpatizantes, adeptos e filhos já iniciados na feitura, quando passam por um ritual precisam manter um resguardo, ou seja manter o corpo limpo por um período de 3 dias que chamamos de preceito.
Para completar seus ciclos de resguardo está pessoa passará por alguns preceitos. Onde deverá tomar seus respectivos cuidados e preservando seus preceitos evitando perigos que podem surgir ao decorrer que chamamos de Kijilas. Todos frequentadores do Candomblé passam por preceitos, mas não somente os mais novos também os mais velhos pessoas de cargos e zeladores passam pelo preceito, quando precisam de algum ritual quando feito.
Um resguardo que precisa ser respeitado e cumprido, por aqueles que irão passar por rituais. São exigido quando fazemos trabalhos e mantermos seguros de qualquer perigos. Podem acontecer através de qualquer Ebó, oferendas que seriam sacrifícios de animas oferecidos a Exu ou Pomba giras, Catiços, para qualquer divindade, no Kibane Mutuê (Borí).
Esse são os principais preceitos que deveram cumprir todos em um prazo de apenas 03 dias para manter o preceito seguro. Oferendas como comidas, grãos, e frutas oferecidos as divindades ou entidades não precisam cumprir nenhum preceito. Mas todo deveram acompanhar com banho de purificação que chamamos de Maionga. Somente no preceito do Kelê que são atribuídos os 3 meses e os 7 dias de Lembá, requer outros tipos de preceitos.
O contra egum será colocado após os rituais feitos, ele serve para completar a proteção necessária para quem vai precisar de proteção. O contra egum ele que vai combater os perigos para não atrapalhar os trabalhos que foram executados, e vai afastar os espíritos zombeteiros.
Quais são os perigos se não cumprir os preceitos ?
Os trabalhos executados serão todos perdidos não terão efeito nenhum, o que foi feito para ajudar virá ao contrário para lhe prejudicar. Os espíritos como zombeteiros, espíritos malignos, Exu de rua são da linhagem eguns maldosos sem luz, feitiços, bruxarias, doenças, perca de saúde, perca de prosperidade e profissional, intrigas familiar, até doenças podem causar caso não respeite e quebra o rompimento dos preceitos.
Os preceitos para serem cumpridos quais são ?
Vamos entender como são os preceitos para serem cumpridos em nosso dia a dia quando feito algum ritual. Após os rituais serem feitos será necessário tomar o banho de purificação Maionga, para ajudar mantendo o corpo limpo e purificado. Como deveram seguir os preceitos, vou citar apenas alguns.
Roupas: Não pode usar roupas escuras como preta, vermelha, cinza e roxa, se possível usar roupas claras ou brancas.
Bebidas: Não pode consumir nenhum tipo de bebidas alcoólicas.
Alimentos: Não pode comer pimenta sendo pimenta do reino, pimenta malagueta, molho de pimenta e pimenta em conserva.
Comida: Evitar comer farofa quando for feito qualquer ebó, quando tiver cortes sacrifícios para Exu ou Pomba Gira.
Relação: Relação sexual de forma alguma pode acontecer quando estiver em qualquer preceito. Dar um beijo ou um selo nos lábios não prejudica o preceito.
Horário: Existem um horário certo para não andar na rua, caso esteja de preceito não pode andar nos horários da 00:00hs até ás 06:00hs.
Mantendo todos os preceitos requeridos, a pessoa terá seus objetivos aceitos e realizados, de uma forma positiva e construtiva. E terá seus caminhos abertos com prosperidade e segurança, mantendo-se livre de qualquer mazela ruim e próspero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário